O 2º Fórum de Turismo da Região Caminho dos Canyons foi realizado nesta quinta-feira (13), no Hotel Morro dos Conventos, em Araranguá, com foco na definição de prioridades para o setor em 2026. O evento, promovido pela AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) em parceria com a IGR Caminho dos Canyons, reuniu gestores e empresários dos 15 municípios da região.
O principal resultado do fórum foi a sistematização de um documento oficial de intenções e demandas conjuntas, que norteará o planejamento e a captação de recursos para o biênio 2025–2026. As propostas foram organizadas em seis eixos: Infraestrutura turística, Sinalização e acessos, Qualificação e capacitação, Promoção e marketing regional, Rotas e produtos integrados e Investimentos estruturantes.
O coordenador de Turismo e Cultura da AMESC, Jorge Scandolara Júnior, destacou a força do planejamento coletivo. “Quando os municípios se unem para ouvir, planejar e propor coletivamente, ganhamos força e foco. Esse documento representa o olhar técnico e real das nossas necessidades e potencialidades. É ele que vai guiar o diálogo com o Estado e com a União para transformar o turismo regional em uma ferramenta efetiva de desenvolvimento”, destacou.
Alinhamento com o governo e valor mundial
O documento será encaminhado oficialmente à Secretaria de Estado de Turismo (SETUR/SC), ao Ministério do Turismo e à Embratur. O material servirá como base técnica e política para orientar investimentos e programas estruturantes na região.
A presidente da IGR Caminho dos Canyons e secretária de Turismo de Balneário Arroio do Silva, Itaionara Recco, reforçou o compromisso com a visão integrada. “O Caminho dos Canyons é um território reconhecido mundialmente pelo seu valor natural, cultural e geológico. Precisamos continuar unidos, planejando com estratégia e buscando recursos para qualificar a experiência turística em toda a região. Este fórum é mais uma demonstração de que o turismo do Extremo Sul catarinense está no caminho certo”, afirmou.
O encontro contou com a participação de representantes do Geoparque Mundial da UNESCO Caminho dos Canyons do Sul, do Sebrae e da professora do IFC Carol, que mediou as discussões.












