Os principais setores econômicos de Santa Catarina registraram crescimento significativamente acima da média nacional entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados monitorados pelo IBGE. O desempenho positivo, apesar de desafios internos e externos, consolida Santa Catarina com uma das maiores elevações econômicas do país.
Indústria, Comércio e Serviços em Destaque
Indústria: O crescimento catarinense atingiu 3,1%, mais que o triplo da média nacional (1%). O setor foi puxado pela alta na fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (16,7%) e máquinas e equipamentos (6,4%).
Comércio: O setor soma alta de 5,9% no estado, superando a média nacional de 1,5%. Destaques para a venda de artigos de uso pessoal e doméstico (11,9%) e hipermercados e supermercados (7,4%).
Serviços: A variação catarinense de 4,1% também ultrapassa a média brasileira (2,8%). Os segmentos que mais cresceram foram os serviços prestados às famílias (5,3%) e serviços de informação e comunicação (5,2%).
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, comentou que as políticas de estímulo do governo estão surtindo efeito. “Santa Catarina enfrenta desafios no cenário econômico, como a alta taxa de juros e instabilidade no mercado internacional. No entanto, o Governo do Estado, sob liderança do governador Jorginho Mello, adotou medidas para ajudar o empreendedor e estimular a economia. O crescimento dos setores mostra que esse trabalho vem dando resultado positivo”, afirmou.
Dreveck também relacionou a alta dos setores ao mercado de trabalho. “O comércio e os serviços seguem em alta, principalmente por causa do consumo das famílias. Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil e o catarinense, com emprego e renda, fica mais confiante para fazer refeições fora de casa, ir no salão de beleza, fazer turismo ou renovar o guarda-roupas. Tudo isso faz a economia girar e beneficia o estado”, acrescentou.
Santa Catarina criou mais de 95 mil vagas formais de emprego entre janeiro e setembro, segundo o Caged.












