O Conselho Municipal de Saúde de Criciúma promoveu um evento especial na última sexta-feira (14) em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. O encontro reuniu usuários, famílias e profissionais da saúde para conscientização, educação e fortalecimento do cuidado com a doença, que afeta milhares de pessoas.
A programação contou com uma palestra ministrada por Naiane Lecheta, nutricionista e educadora em diabetes do FreeStyle Libre. O debate focou em temas práticos, como alimentação adequada, contagem de carboidratos e o papel da tecnologia no controle glicêmico.
Luta pela ampliação de acesso ao sensor
Embora o município de Criciúma já oferte o sensor FreeStyle Libre para crianças e adolescentes de até 14 anos com diabetes tipo 1, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, aproveitou o evento para reforçar a luta pela ampliação do acesso à tecnologia para toda a população que necessita.
Zavadil destacou o objetivo do Conselho: “Nós precisamos ter essas tecnologias para todos. Nós não podemos ter só para crianças, mas também para os idosos, para os jovens, para todos que precisam. Então a gente vai continuar lutando por isso. Hoje a gente trouxe aqui o pessoal do Libre. A gente espera contar com o apoio da instituição para que a gente possa desenvolver projetos, trazer outras formas para a própria associação, para que a gente possa ajudar todos que precisam”, afirmou.
A nutricionista Naiane Lecheta avaliou o envolvimento do público: “A palestra foi um momento muito especial. A gente conseguiu ter um bom envolvimento dos participantes. Tiveram várias perguntas e a gente conseguiu elucidar muitas questões. Foi um convite para eles aprenderem ainda mais, tanto sobre alimentação saudável, quanto a contagem de carboidratos”, destacou.
Para o Conselho, eventos como este reforçam a importância da informação, da autonomia dos pacientes e da articulação entre gestão, entidades e comunidade para o fortalecimento das políticas públicas.












