Santa Catarina sediou, em novembro, o terceiro encontro presencial do Projeto Nós na Rede, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O evento, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fiocruz, focou na qualificação dos profissionais e na promoção de práticas integrais e humanizadas em saúde mental.
A SES reafirmou seu papel estratégico, destacando o apoio da gestão estadual que impulsiona processos formativos, amplia a capacidade de resposta dos serviços e fortalece estratégias de acolhimento e escuta qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS).
Qualificação e ampliação do debate
A condução técnica do Projeto é da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC). As discussões contemplaram temas cruciais para a RAPS, como:
Violências e estigmas socioculturais.
Estratégias de cuidado voltadas a pessoas privadas de liberdade.
Promoção dos direitos humanos e da cidadania.
O encontro apresentou experiências exitosas e reafirmou o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento contínuo da rede de cuidado em Santa Catarina. Participaram das atividades turmas de todas as regiões do Estado, incluindo profissionais de diversos municípios, como Criciúma, Cocal do Sul, Içara, Morro da Fumaça, Balneário Rincão, Florianópolis, Joinville e Chapecó.












