Segunda a meteorologista Francine Sacco, Santa Catarina deve registrar novos episódios de temporais entre a tarde e a noite deste sábado (22) e ao longo do domingo (23), segundo a Defesa Civil estadual. A combinação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de tempestades com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa, elevando o risco de danos em várias regiões.
As primeiras instabilidades começam a se formar no início da tarde deste sábado no Grande Oeste e em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, avançando para todas as regiões até o fim da tarde. Os temporais mais fortes são esperados no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana, Planalto Sul, além de partes do Planalto Norte e Litoral Norte. O risco para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos é considerado moderado a alto.
No domingo (23), o tempo permanece instável. A chuva deve ocorrer desde cedo entre o centro e o leste do estado, intensificando-se a partir da tarde com possibilidade de novos temporais, especialmente no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Para este dia, o risco é baixo a moderado, mas ainda exige atenção.

Recomendações da Defesa Civil:
Durante os temporais, busque abrigo em local seguro, afastado de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes durante rajadas de vento.
Em caso de alagamentos, não atravesse áreas inundadas, pontes ou pontilhões submersos.
A orientação é acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil para novas atualizações.












