A secretária de Estado da Educação de Santa Catarina e reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu o título de Cidadã Honorária de Turvo. A honraria foi entregue durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores, que reconheceu personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.
A homenagem a Ceretta foi proposta pelo vereador Ivonir Arcaro (PL), destacando a conexão da educadora com a região do Extremo Sul e sua atuação à frente de projetos estratégicos que impactam a cidade.
Ao receber a placa comemorativa, Luciane destacou a emoção e o aumento da responsabilidade pública que o título acarreta. “É indescritível. Estou profundamente emocionada, muito feliz em receber esse reconhecimento. Tenho uma relação com os nossos municípios aqui do extremo sul muito próxima e um afeto muito grande por eles. Levar agora um pouquinho de cada cidadão de Turvo comigo amplia muito a minha responsabilidade em contribuir com o desenvolvimento da cidade”, declarou a secretária.
Trajetória e reconhecimento
Durante a cerimônia, a biografia da homenageada foi lida por Ariete Inês Minetto, que ressaltou a carreira acadêmica de Ceretta, desde a graduação em Enfermagem até o doutorado e sua ascensão como a primeira mulher a assumir a reitoria da Unesc, sendo reeleita com 98% dos votos.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, também presente na solenidade, enfatizou a importância do trabalho de Ceretta para o estado. “Sem segurança a gente não tem presente, mas sem educação a gente não tem o futuro”, afirmou Gabriel, elogiando a capacidade de gestão da nova cidadã turvense.
Compromisso com o futuro
Aproveitando o contexto da homenagem, Luciane Ceretta reforçou as prioridades de sua gestão na Secretaria de Estado da Educação. Ela citou metas ambiciosas para a infraestrutura e qualificação do ensino catarinense.
“Nós temos o projeto de infraestrutura das escolas com a climatização das nossas salas de aula. Em 19 de fevereiro, 100% das nossas salas estarão climatizadas”, garantiu Ceretta.
Ela também listou investimentos em videomonitoramento, internet de alto desempenho e a expansão do programa Universidade Gratuita como pilares para o próximo ano.
A sessão solene também homenageou outros cidadãos beneméritos e honoríficos, encerrando com um discurso do presidente da Câmara, vereador Rogério Dagostin, que celebrou a “fé e a coragem” dos homenageados em transformar a realidade local.












