O curso presencial de Ciências Contábeis da Unesc deu início à 20ª Mostra Científica de Projetos Acadêmicos e ao 16º Salão de Iniciação Científica (SIC). Os eventos, com a temática “A Contabilidade como Ciência Geradora de Valores”, marcam a iniciação científica na trajetória de 63 estudantes das primeiras, sextas e sétimas fases.
A coordenadora-adjunta, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, destacou que o curso, em seus 50 anos de história, foca no desenvolvimento de um perfil profissional que alie Ensino, Pesquisa e Extensão.
Ciência, oratória e o mundo do trabalho
A coordenadora do curso, Andréia Cittadin, reforçou que os eventos vão além dos conhecimentos técnicos, estimulando habilidades essenciais. “Sabemos que ser professor, na atualidade, exige muito preparo e estar atualizado com tantas mudanças pela qual a Contabilidade passa. Agradeço a todos pela dedicação na organização do evento. Aqui buscamos desenvolver no acadêmico as competências, além dos conhecimentos técnicos. Todos aqui exercitam a leitura, a escrita e a oratória, competências fundamentais para a nossa atualidade. Aproveitem esse momento para aprender e estreitar essa relação com o mundo do trabalho, já que possuímos profissionais que avaliam os trabalhos e que já passaram por este espaço de aprendizagem”, comentou.
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico, Dimas de Oliveira Estevam, destacou a importância da integração para a qualidade da formação. “O SIC e a Mostra Científica, qualificam o curso que é uma grande referência na nossa região. Essa graduação se diferencia por ter essas atividades de Extensão, de Pesquisa, isso faz uma grande diferença. Este encontro é importante, pois possibilita a convivência de professores e acadêmicos de mestrado e doutorado no mesmo espaço. Isso qualifica a formação e mostra a solidez destas atividades”, comentou.
Estrutura do aprendizado em pesquisa
O evento é estruturado para simular o ciclo completo de uma pesquisa:
Iniciação Científica (1ª Fase): Os alunos têm o primeiro contato com a pesquisa, construindo instrumentos e aplicando-os com profissionais da área. A professora Ana Paula Silva dos Santos explicou o valor da experiência. “Isso auxilia na compreensão da ciência e já os inicia no desenvolvimento de habilidades de oratória, como a construção da lógica, da ideia e a forma de compartilhá-la para ser compreendido. Isso prepara os alunos para os próximos semestres e para a utilização de trabalhos científicos”, explicou.
Salão de Iniciação Científica (6ª Fase): O foco é a análise de três empresas da região, com temas vinculados à Contabilidade e Governança Corporativa. O professor Sérgio Mendonça da Silva detalhou que o objetivo é desenvolver um artigo compacto “como treino para a elaboração do TCC da sétima fase”.
Mostra Científica (7ª Fase): Apresentação dos projetos de TCC a avaliadores qualificados, que oferecem feedback para aprimoramento antes da aplicação no semestre seguinte. A acadêmica Thaíse Pires Pereira avaliou a antecipação: “É um momento de troca de informações e feedback de pessoas que já estão na área, que nos orientam como podemos melhorar o trabalho para o próximo semestre”.
A discente da sexta fase, Tainá Joaquim Martins, resumiu o ganho prático: “Foi importante participar do SIC, pois colocamos em prática a leitura de artigos que nos dá conhecimento, oportuniza a escrita na hora de confeccionar o nosso projeto e também nos dá experiência em apresentar, estar disponível e aberto, mesmo ao público, para responder às questões de acordo com aquilo que já estudamos até aqui”.












