A Unesc celebrou, na noite desta sexta-feira (5), a formatura de 40 novos profissionais do curso de Odontologia em uma solenidade festiva no AM Master Hall. O evento, que marcou o compromisso ético dos formandos, simboliza a responsabilidade da Universidade com a promoção da saúde bucal e o cuidado humano.
A cerimônia foi conduzida pela reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, que destacou a excelência da formação. “Em prol de uma formação alinhada com as competências requeridas no mundo do trabalho, competências essas que colocam o acadêmico no centro da experiência, mas, sobretudo, que o possam, ao final da formação, tornar protagonista das suas histórias para transformar os diferentes lugares onde atuarão,” ressaltou.
Gisele Lopes questionou os formandos sobre o futuro da profissão, oferecendo a resposta: “O futuro da Odontologia será marcado pela convergência entre Tecnologia, Humanização e Ciência Aplicada, transformando profundamente a forma como cuidamos da Saúde Bucal e, sobretudo, das pessoas. Vocês fazem parte da geração que irá construir uma Odontologia mais equitativa, que transforma vidas com Ciência, Ética, Empatia e Responsabilidade Social. Uma geração que entende que o sorriso é um direito, não um privilégio; que a saúde bucal precisa chegar aos bairros, às escolas, às comunidades e aos espaços onde a vulnerabilidade insiste em calar a dor,” comentou.
Honra ao mérito e legado de gratidão
A bacharela Eduarda Martins de Souza recebeu a homenagem de Honra ao Mérito pelo melhor desempenho acadêmico, concedida pela ABO, ACO e CRO/SC. Emocionada, Eduarda celebrou a conquista. “É uma emoção muito grande, principalmente quando é a realização de um sonho. Quer dizer que fiz tudo da maneira certa. Foi difícil, foi suado, não foi fácil, mas conseguimos; quem quer, consegue. E eu consegui. Não esperava esse reconhecimento, pois temos muitos bons estudantes na minha turma, mas todos eles me fizeram chegar até aqui, principalmente o professor Felipe Cechinel Genovez, nosso paraninfo,” destacou.
O paraninfo, professor Felipe Cechinel Genovez, emocionou a plateia em seu pronunciamento. “Por mais que eu faça exercícios mentais para esse momento, acho que nunca vai ser algo fácil. Nada consegue preparar a cerne de um humano para esse paradigma de sentimentos; entretanto, eu sei que esse sentimento é compartilhado. Cada pai, mãe, amigo, amor, aqui presente, acredita estar preparado para estar aqui, e após uma vida de preparo, em frações de tempo, tudo muda. Meus últimos ensinamentos não advêm do academicismo, porém, certamente, também são questionáveis. Ao trilhar o caminho que vocês por si abriram, sejam luz. Luz que sana a dor, luz que leva o conforto, luz que abre a janela da alma: o sorriso. Vocês conquistaram esse mérito. Para findar minha fala, sejam gratos, sempre e por tudo. Quando nos desnudamos dos nossos medos, nossas incertezas, nossa arrogância, percebemos que somos somente gratidão,” concluiu.
As graduadas Ingrid Maria Hérdt e Paola de Souza Padilha falaram em nome da turma, celebrando a jornada: “Hoje, diante deste novo amanhecer, olhamos para trás e vemos não apenas anos de estudo, mas uma jornada de transformação. Cada prova, cada seminário, cada etapa não era apenas uma nota no sistema, mas uma pequena vitória. A primeira restauração bem-sucedida, a primeira cirurgia, o primeiro sorriso de alívio de um paciente: esses foram nossos verdadeiros troféus.”
História de gratidão e apoio
A noite reservou emoção com a homenagem à colaboradora do Setor de Apoio da Unesc, Sônia Gorete Santos Conceição, que testemunhou a formatura de sua segunda filha, Sibele da Conceição, agora odontóloga.
Sônia expressou sua gratidão. “É uma emoção muito grande, não tem tamanho para esse coração de mãe, formar duas filhas, uma psicóloga e a outra, agora, odontóloga. É muito gratificante, mas isso não seria possível se eu não fosse funcionária da Unesc. Sinto muita gratidão à Unesc, porque é um privilégio trabalhar há 25 anos nesta universidade, sempre como copeira, humildemente na minha profissão. Gratidão a Deus e à Unesc de poder ter esse privilégio e orgulho,” confessou.
A nova odontóloga, Sibele, retribuiu a homenagem. “Foi algo muito emocionante, não tem nem como mensurar. É a primeira alegria de ver a minha mãe, uma funcionária da Unesc, ter o apoio da instituição para formar duas filhas e fazer parte desses 57 anos de história. Completar essa graduação é algo muito importante, que vai mudar tanto a minha vida quanto a vida da minha família,” comentou.












