Importância da profissão, autonomia e importância da formação foram alguns dos eixos apresentados durante a palestra que deu início ao curso de Terapia Ocupacional da Unesc. O evento, realizado na noite desta quinta-feira (11/12), no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), marca o começo de uma jornada construída para formar profissionais capazes de promover inclusão e participação humana. O encontro apresentou os princípios que sustentam a prática da área e reforçou o compromisso da Universidade com formações de impacto social.
A palestra também reforça a chegada de um curso que atende uma demanda crescente da região e do estado. Ao abordar como a Ciência das Ocupações transforma realidades, amplia a independência e reorganiza rotinas, o evento destacou o impacto social e clínico da profissão.
“Esse momento representa muito para a Universidade. A Terapia Ocupacional chega alinhada ao propósito de formar profissionais completos, preparados para atuar em diferentes cenários e capazes de promover autonomia e inclusão. A Unesc tem uma missão comunitária, e esse curso reforça esse papel com responsabilidade, qualidade e visão de futuro”, comentou a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
A chegada das graduações de Terapia Ocupacional (T.O.) e Fonoaudiologia fortalece o papel da Instituição como Universidade Comunitária e responde de forma direta às demandas sociais ao ampliar o cuidado, a acessibilidade e o impacto social na região.
“A implantação das novas graduações atende a uma demanda concreta da nossa região que reforça a importância da Universidade Comunitária tanto para o Sul de Santa Catarina quanto para o estado como um todo. São profissionais essenciais no cenário atual, sobretudo para os processos de reabilitação, e hoje enfrentamos uma carência significativa nessas áreas”, salientou a reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Formação multidisciplinar e foco na prática
Durante a palestra, o público conheceu a matriz curricular e os pilares que sustentam o curso. “A Terapia Ocupacional têm impacto direto na autonomia, na comunicação e na inclusão social. As palestras de abertura mostram aos acadêmicos a essência dessas profissões e reforçam a relevância delas na saúde e na sociedade”, enfatizou a coordenadora de Novos Cursos da Unesc, Graziela Amboni.
A coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, Alessandra Soares, salientou que entre os objetivos da ação estão esclarecimentos sobre o curso e como ele chega com proposta de excelência na formação dos novos profissionais da região. “Trabalhamos uma formação multidisciplinar, que prepara os estudantes para atuar na saúde física, intelectual e em diversos contextos sociais. As atividades acontecem diretamente com os docentes e em toda a rede de atenção à saúde do município. Essa vivência garante preparo consistente e real para o exercício profissional”, disse.
Olhar sensível sobre o fazer humano
A palestrante convidada da noite foi a terapeuta ocupacional Bárbara Depole, docente da Unesp e pesquisadora da área. A profissional compartilhou a própria trajetória, iniciada em Araraquara, com experiências em diversos estados, e ressaltou o crescimento da área nos últimos anos.
“Falar da Terapia Ocupacional e da abertura de novos cursos é especial. Em 12 anos de formação, vejo um fortalecimento constante, mas ainda faltam profissionais. Por isso, participar do início dessa história na Unesc mostra que estamos avançando no tempo certo”, afirmou.
Bárbara destacou a ciência da ocupação humana como um dos fundamentos centrais da área. “Nós estudamos o sentido do fazer. Para eu estar aqui hoje, precisei viajar, organizar a rotina, enfrentar barreiras, me adaptar. Isso é ocupação e vida. E é isso que a Terapia Ocupacional observa: a rotina real, com seus desafios e possibilidades”, falou.
Profissionais para muitos cenários
A palestrante ainda reforçou que os profissional podem atuar em hospitais; clínicas; presídios; escolas; serviços de reabilitação; atendimentos domiciliares; gestão; docência; saúde do trabalhador; empresas e projetos sociais. “Estamos onde houver vida acontecendo. E onde alguém precisar reorganizar a própria rotina. Os salários melhoraram e as oportunidades cresceram. Isso é consequência do trabalho bem feito e do impacto social que a Terapia Ocupacional representa, afirmou.
Próximas atividades
A Unesc segue com a programação especial de abertura dos novos cursos da área da saúde. Na próxima terça-feira (15/12), o CRIO recebe, a partir das 19h30min, a palestra de abertura do curso de Fonoaudiologia com o tema “O futuro começa com a voz que transforma”, ministrada por Ana Furkin.
Serviço:
Palestra de abertura – Fonoaudiologia
Data: 15 de dezembro
Horário: 19h30min
Tema: O futuro começa com a voz que transforma
Palestrante: Ana Furkin
Local: Centro de Inovação Criciúma (CRIO)












