A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição de 545 aparelhos de ar-condicionado (quente e frio) para hospitais da rede própria e Gerências Regionais de Saúde (Gersas). Com um investimento total de R$ 1.158.592,00, a ação integra o plano do governo estadual para qualificar a infraestrutura hospitalar e garantir mais conforto a pacientes e servidores.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a medida atende a uma determinação do governador Jorginho Mello e soma-se a outras melhorias em andamento desde 2023, como reformas e aquisição de equipamentos essenciais.
Saúde e Conforto Térmico
Uma das unidades estratégicas contempladas é o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. Para a diretora da unidade, Maristela Cardoso, a climatização vai muito além do bem-estar, sendo um fator de segurança sanitária.
“O aparelho é extremamente benéfico para os pacientes, pois melhora a qualidade do atendimento, auxilia na recuperação (…) e previne infecções. Sabemos que, quanto maior o calor, maior a tendência de proliferação de bactérias”, explica a diretora.
Logística de Instalação
Segundo Ademilson Hames, gerente de Patrimônio da SES, o processo de instalação seguirá critérios de urgência. A prioridade será substituir equipamentos antigos e atender áreas que possuem déficit de climatização.
Confira as unidades beneficiadas
Grande Florianópolis:
Hospital Governador Celso Ramos (HGCR)
Maternidade Carmela Dutra (MCD)
Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG)
Hospital Nereu Ramos (HNR)
Centro Catarinense de Reabilitação (CCR)
Hospital Regional de São José (HRSJ)
Instituto de Cardiologia (ICSC) e Instituto de Psiquiatria (IPQ) – São José
Hospital Santa Teresa (HST) – São Pedro de Alcântara
Norte e Planalto:
Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (Joinville)
Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra)
Regionais de Saúde (Gersas): Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.












