Dezembro foi dedicado à conscientização e combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao câncer de pele. Ao longo do mês, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a campanha “Dezembro Vermelho e Laranja”, com ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. A iniciativa reforçou o cuidado contínuo e buscou sensibilizar a população tanto sobre o HIV e Aids, como em relação à exposição solar, principal fator de risco para o câncer de pele.
No âmbito do Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre o HIV/Aids e outras ISTs, foram intensificadas ações de prevenção, testagem e orientação à população. No período de 1º a 26 de dezembro, foram realizados mais de 1.020 testes rápidos, sendo 279 em gestantes, 40 em parceiros de gestantes e 701 na população em geral. Ao longo de 2025, também foram registradas 219 dispensações de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e 447 dispensações de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), conforme dados do Painel do Ministério da Saúde, atualizados em 27 de novembro deste ano.
Além disso, por meio do Programa de Atenção Municipal às ISTs/HIV/Aids (PAMDHA), foram distribuídos cerca de 5 mil preservativos aos usuários e 115 caixas de testes rápidos, com 25 unidades cada, destinadas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), presídio, penitenciárias feminina e masculina, além de hospitais que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Já como parte do Dezembro Laranja, o Mutirão da Pele, realizado no dia 13 de dezembro, no Santo Agostinho Complexo de Saúde, no Distrito de Rio Maina, contou com a atuação de sete médicos dermatologistas, totalizando 130 consultas realizadas. Durante a ação, também foram efetuados 50 procedimentos de retirada de material para biópsia, reforçando a importância da avaliação especializada e do diagnóstico precoce da doença.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, as ações do Dezembro Vermelho e Laranja reforçam o compromisso da Saúde de Criciúma com o cuidado contínuo da população. “O diagnóstico precoce, o acesso aos testes rápidos e a orientação adequada fazem toda a diferença, tanto no enfrentamento das ISTs, como na prevenção do câncer de pele. As ações realizadas ao longo do mês ampliam o acesso da população aos serviços de saúde, fortalecem a prevenção e contribuem para a redução de agravos. Mas, acima de tudo, precisamos lembrar que o cuidado é indispensável durante o ano todo”, destaca.
Programa Saúde em Cores
As atividades integraram o Programa Saúde em Cores e incluíram ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde, panfletagens, palestras, capacitações de profissionais da rede municipal e atendimentos especializados, fortalecendo a rede de atenção à saúde e ampliando o acesso à informação.












