O Programa de Residência Médica (PRM) do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado, registrou crescimento acumulado de 28,2% no número de inscritos homologados nos últimos três anos, consolidando a instituição como uma das principais referências nacionais na formação médica na área oncológica. Apenas para ingresso em 2026, o processo seletivo contabilizou mais de 630 inscrições, distribuídas em 12 especialidades.
Levantamento interno do CEPON mostra que o volume de inscrições homologadas — aquelas que atendem integralmente aos critérios previstos em edital — apresentou evolução contínua no período. Em 2023, foram registradas 344 inscrições; em 2024, o número subiu para 422; e, em 2025, chegou a 441. O crescimento representa um aumento de 22,7% entre 2023 e 2024 e de 4,5% de 2024 para 2025, confirmando a tendência de expansão na procura pelo programa.
Para o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, os dados refletem a credibilidade da instituição e a qualidade do ensino oferecido. “Mantemos uma tradição de excelência técnica e científica. Esses novos profissionais contribuem com nossos quadros e trazem renovação ao atendimento prestado aos pacientes”, afirma.
Áreas de formação
Até 2025, o CEPON oferta 11 especialidades em seu Programa de Residência Médica: Anestesiologia, Dor, Medicina Paliativa, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Oncológica, Hematologia e Hemoterapia, Oncologia Clínica, Radioterapia, Transplante de Medula Óssea, Mastologia e Patologia.
Reconhecido pela excelência técnica, corpo clínico qualificado e forte integração entre ensino, pesquisa e assistência, o PRM do CEPON se destaca no cenário nacional. Segundo o coordenador de ensino da instituição e da Comissão de Residência Médica (Coreme), Dr. Breno Santiago, os programas reforçam o compromisso com a qualificação da assistência em saúde.
“Os residentes têm contato com diversas áreas dentro do CEPON e também realizam rodízios em outras instituições da Secretaria de Estado da Saúde, aqui em Florianópolis. Isso torna os programas completos e alinhados às necessidades da saúde pública”, destaca.
Expansão para 2026
Para 2026, o CEPON ampliará sua oferta com a criação do Programa de Residência em Medicina Intensiva, com duas vagas previstas. Com a novidade, a instituição passará a contar com 12 programas de residência médica.
“O CEPON iniciou suas atividades com apenas dois programas e hoje conta com 12. O novo programa de Medicina Intensiva, com processo seletivo previsto para o início de 2026, reforça nosso compromisso com a formação de excelência e com a oferta de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde em Santa Catarina”, afirma Dr. Breno Santiago.
Nos últimos dez anos, mais de 140 médicos foram formados pelos programas de residência do CEPON. Entre os reconhecimentos recentes, destaca-se o Programa de Anestesiologia, eleito em 2024 o melhor Centro de Ensino e Treinamento (CET) de Santa Catarina pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), reforçando o papel estratégico da instituição na formação médica de alto nível.












