O
Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura assinou o convênio de R$ 400 mil com a Prefeitura de Passo de Torres, para a dragagem para o desassoreamento da Barra do Rio Mampituba, na tarde desta sexta-feira (10),na Colônia de Pescadores, em Passo de Torres.
Os recursos foram solicitados pelo deputado Zé Milton atendendo a solicitação de pescadores e lideranças do município, que estavam impossibilitados de saírem para pescar devido ao assoreamento da barra. “Há cerca de 40 dias estivemos aqui com os pescadores e vimos o estado crítico que estava a Barra. Então conversamos na Secretaria de Agricultura e conseguimos que fosse aprovado Conselho de Desenvolvimento Rural e hoje estamos aqui celebrando este convênio tão importante para o município”, comentou Zé Milton que preside a Comissão de Agricultura.
Para o Secretário adjunto de Agricultura a soma de esforços fez com que os recursos posse liberados. “É nosso dever atender as demandas. Mas essa conquista se deu pela união e vontade de fazer. A equipe do Gabinete do Zé Milton, da Secretaria e da Prefeitura trabalharam de forma intensa para dar conta de toda a burocracia e firmarmos este convênio que vai permitir o retorno da pesca de forma segura”, defendeu Ricardo Miotto.
Segundo o prefeito Jonas Gomes de Souza, inúmeros barcos já encalharam no local, trazendo prejuízos e insegurança aos pescadores. “A pesca representa 70% da atividade econômica de Passo de Torres. Quero deixar o meu agradecimento ao deputado, sua equipe e ao Governo do Estado”, falou Jonas.
Ao final o presidente da Colônia de Pescadores, Adriano Delfino Joaquim, agradeceu em nome das 700 famílias pesqueiras, que produzem 5,2 mil toneladas de peixe por ano. “Hoje nosso dia torna-se ainda mais alegre, pois temos os nossos representantes no Estado que não medem esforços para atender nossos anseios”, finalizou
Também estavam presentes no ato vereadores, pescadores e lideranças municipais.