A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) concluiu, no fim da manhã desta sexta-feira (9), o conserto de uma rede de esgoto rompida às margens da ERS-389, a Estrada do Mar, em Xangri-Lá. O problema foi causado por uma obra executada por terceiros e exigiu uma operação de grande porte, iniciada na tarde de quinta-feira (8), devido à complexidade do local.
Segundo a Corsan, a tubulação atingida é responsável por conduzir o esgoto bruto das residências até as elevatórias e a estação de tratamento. O rompimento ocorreu durante intervenções realizadas por terceiros, o que demandou um trabalho minucioso para localizar o ponto exato da perfuração e realizar o reparo, executado próximo a um poste da rede elétrica.
A área onde ocorreu o dano integra o sistema de drenagem da rodovia e apresenta histórico de alagamentos, agravados pelo grande volume de chuvas registrado nos últimos dias. Conforme o gerente de Operações da Corsan, Alan Pedra, a necessidade de drenagem do local foi um dos fatores que influenciaram no tempo de execução do serviço.
“Foi necessário mobilizar equipes especializadas, empregar tecnologia e máquinas de grande porte para escavação e drenagem, além de enfrentar um trabalho físico intenso, em razão da duração e da complexidade da área. Apesar dos desafios, conseguimos restabelecer a rede e concluir o serviço com sucesso”, afirmou.












