EconomiaSC bate recorde com saldo de 140 mil novas empresas em 2025

SC bate recorde com saldo de 140 mil novas empresas em 2025

Santa Catarina estabeleceu um novo marco histórico no empreendedorismo durante o ano de 2025. Dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), apontam que o estado encerrou o ano com um saldo positivo de 140 mil novas empresas. Ao todo, foram constituídos 293 mil novos CNPJs contra 153 mil extinções entre janeiro e dezembro, consolidando o maior volume já registrado em um único ano.

O desempenho reflete o dinamismo da economia catarinense, que mantém taxas de crescimento superiores à média nacional e os menores índices de desemprego do Brasil. A análise setorial indica que o segmento de transportes foi o principal motor desse crescimento, apresentando um saldo positivo superior a 20 mil registros e uma alta de 24% em relação ao ano anterior.

Outros setores também demonstraram força, como o comércio e reparação de veículos, com saldo de 17,9 mil novos negócios, seguido por atividades administrativas (16,5 mil), construção civil (14,1 mil) e atividades profissionais, científicas e técnicas (12,8 mil). Além disso, a presença feminina no empreendedorismo ganhou destaque, com mulheres representando 40,8% do quadro societário das empresas abertas em 2025.

Para o governador Jorginho Mello, o resultado positivo reflete o cenário de estímulo à economia e ao investimento. “Empreender em Santa Catarina é um bom negócio porque o estado conta com segurança jurídica, um povo trabalhador e um ambiente de negócios favorável. Aqui o Governo do Estado trata o empreendedor como um parceiro, e não como um inimigo. Por isso facilitamos o processo de abertura de empresas”, destaca.

Protagonismo das micro e pequenas empresas

O levantamento detalha que a grande maioria dos novos empreendimentos é composta por micro e pequenos negócios. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) correspondem a mais de 70% do total de aberturas, seguidos pelas empresas limitadas (LTDA), que somam quase 30%. O restante divide-se entre sociedades anônimas, cooperativas e empresários individuais.

“Analisamos este resultado com muito otimismo, porque o MEI é a porta de entrada para o empreendedor formalizar sua atividade econômica. A partir do micro, ele pode ampliar seu negócio e migrar para outros portes empresariais. O Governo de Santa Catarina acredita no empresário e oferece incentivos como o Pronampe SC e o Juro Zero, com crédito subsidiado para ajudar a empresa”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

A celeridade nos processos também é apontada como fator crucial. Para o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, o objetivo é garantir liberdade econômica. “O empreendedor catarinense tem pressa e o Governo de Santa Catarina também. Estamos modernizando e simplificando o ambiente de negócios para facilitar a abertura de empresas, conforme o governador Jorginho Mello determinou. Assim, reduzimos a burocracia e garantimos mais oportunidade e geração de empregos”, destaca.

Ambiente econômico e desburocratização

O aumento do consumo e o cenário econômico favorável têm sido determinantes para a inauguração de novos empreendimentos. Dados do Banco Central indicam que a economia de Santa Catarina cresceu 4,9% até outubro de 2025, impulsionada principalmente pela indústria, comércio e serviços.

Para sustentar esse crescimento, o Governo do Estado, por meio da Sicos e da Jucesc, investe em medidas como o Programa de Modernização do Ambiente de Negócios, sancionado em outubro. A iniciativa foca na simplificação da abertura de empresas, ampliando a lista de atividades econômicas de baixo risco, permitindo que o início das operações ocorra mediante autodeclaração, dispensando autorizações públicas prévias.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias