As inscrições para novos candidatos ao programa Universidade Gratuita estarão disponíveis a partir desta sexta-feira, dia 16, às 14h. Os interessados em participar da iniciativa do Governo de Santa Catarina têm até o dia 27 de janeiro, às 19h, para realizar o procedimento. O programa tem como objetivo permitir que estudantes sem condições financeiras acessem o ensino superior e, em troca, prestem serviços à comunidade.
De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, o primeiro passo para os candidatos é realizar o cadastro no sistema oficial utilizando a conta gov.br. Na sequência, é necessário entregar a documentação comprobatória nas instituições universitárias para análise e validação.
Cronograma e prazos
A etapa seguinte do processo seletivo começa já no dia 28 de janeiro, quando serão liberadas as consultas e a impressão dos cadastros. Caso o estudante precise corrigir ou alterar dados informados na inscrição, haverá um período específico para retificações entre os dias 9 e 11 de fevereiro. Os critérios detalhados, o cronograma completo e os requisitos estão disponíveis no site oficial dos programas.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforça a importância de atenção aos prazos.
“O governador Jorginho Mello criou o programa Universidade Gratuita para transformar vidas de estudantes, famílias e também da sociedade catarinense, juntamente com o Fumdesc. E isto já está acontecendo, com 57 mil benefícios concedidos em apenas dois anos. Estudantes, fiquem atentos às datas e aos requisitos para não perder essa grande oportunidade de fazer a graduação”, destaca a secretária.
Impacto social e contrapartida
O programa funciona através de uma lógica de retorno social: após a formação, o profissional atua em sua área beneficiando a população catarinense. Segundo dados estaduais, atualmente o programa, junto com o Fumdesc, atende mais de 57 mil estudantes. Destes, 82% são oriundos de escolas públicas estaduais.
“É um programa que só tem em Santa Catarina e está fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Com as contrapartidas, mais um dos objetivos do programa se cumpre, que é beneficiar também a população catarinense com a prestação de serviços de profissionais de diversas áreas que puderam fazer a graduação graças ao Universidade Gratuita”, ressalta o governador Jorginho Mello.
Desde o segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados já estão aptos a prestar suas contrapartidas através do Transforma SC, braço do projeto que acompanha essa retribuição.
A experiência de quem foi beneficiado
Um exemplo prático do funcionamento do sistema é João Paulo Flor de Azevedo, formado em Direito na Univali. Ele conta que enfrentava dificuldades financeiras e que o programa foi decisivo para sua formatura.
“Fui bolsista no último ano de graduação, para mim foi muito importante para resolver a parte financeira. Precisei diminuir a grade, reduzir as matérias por causa do custo. Se não fosse o Universidade Gratuita, eu, com certeza, precisaria esticar mais ainda a minha graduação. Dá um respiro, uma paz para a gente seguir os estudos e concluir o curso”, conta João.
Após receber o diploma, João ingressou no mercado de trabalho e destaca que a contrapartida exigida pelo Estado também serve como uma preparação profissional.
“É uma excelente oportunidade para nós porque as atividades liberadas são especificamente para os nossos cursos. É importante para o aluno ter essa experiência na prática, de atender pessoas, de resolver problemas em diversas áreas e também o auxílio à resolução dos problemas da sociedade”, destaca.
O recém-formado finaliza enfatizando a gratidão pela oportunidade que mudou sua trajetória.
“Sou eternamente grato, porque se não fosse o programa Universidade Gratuita, eu não iria conseguir concluir o meu curso de Direito. E concluindo o curso, abre portas, o estudo abre portas. Mudou a minha vida, não só profissional, mas pessoal também”, finaliza João.












