A semana começa com mudanças significativas nas condições marítimas devido à passagem de uma frente fria em alto mar. Nesta segunda-feira (19), o sistema impulsiona o vento sul, que ganha força e deixa o mar agitado, gerando condições propícias para ressaca em toda a região costeira.
De acordo com o monitoramento meteorológico e o alerta emitido pela Defesa Civil, o risco é considerado moderado para ocorrências associadas tanto à agitação marítima quanto à ressaca. A previsão indica que as ondas devem predominar de direção sul/sudeste.
Nas áreas próximas à costa, a altura das ondas deve variar entre 2,5 e 3,0 metros, podendo apresentar picos ainda maiores em alto mar. Devido a essas condições, o órgão alerta que há possibilidade de alagamentos costeiros nas áreas mais baixas e suscetíveis a entrada da maré.
A tendência é de melhora gradual. Ao longo da madrugada de terça-feira (20), a agitação marítima deve perder força, diminuindo os riscos associados na orla.
Recomendações e cuidados para a população
Diante do cenário de instabilidade, as autoridades reforçam a necessidade de cautela. Confira as orientações de segurança divulgadas para o período:
Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.
Evite caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.












