Uma operação conjunta entre forças de segurança e órgãos municipais fiscalizou 31 estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, nesta quinta-feira (22). A segunda fase da Operação Fio Desencapado – Ferro Velhos teve como objetivo combater o furto e a receptação de fiação elétrica e telefônica, além de identificar irregularidades administrativas e ambientais na região.
Fiscalização e Irregularidades
Dos locais vistoriados pelas equipes por volta das 17h, apenas dois apresentaram a documentação regularizada. Como resultado, o setor de alvarás da Prefeitura emitiu 29 autuações. Os proprietários possuem agora um prazo de cinco dias para adequar a situação documental, sob risco de multa e interdição das atividades.
A Vigilância Sanitária também emitiu 13 notificações devido ao acúmulo de lixo ao ar livre e à presença de focos do mosquito Aedes aegypti. Segundo os agentes, muitos estabelecimentos mantinham as mesmas condições irregulares detectadas na primeira fase da operação, ocorrida em novembro de 2025. Outras sanções incluíram duas autuações por falta de licenciamento ambiental e uma notificação da Defesa Civil por obstrução de calçadas.
Apreensões e Prisões
No âmbito criminal, a operação resultou na apreensão de aproximadamente 30 quilos de cabos metálicos de origem duvidosa, incluindo materiais de telefonia e de alta tensão retirados de postes públicos. Durante as buscas, as autoridades também localizaram um simulacro de arma de fogo.
Um homem foi preso em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica em um dos pontos vistoriados.
Integração de Órgãos
A ação foi coordenada de forma integrada pela Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental, com o apoio da Prefeitura de Criciúma (através da Fiscalização Urbana, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente). Também participaram técnicos da Celesc, Casan e da operadora Claro, que auxiliaram na identificação técnica dos materiais apreendidos.












