A região Sul de Santa Catarina passa a contar com uma importante conquista para o setor educacional e cultural. A Unesc confirmou o lançamento do curso de Artes Cênicas – Licenciatura, preenchendo uma lacuna histórica na formação de professores de teatro na região. Segundo informações da Agecom Unesc, a graduação já está com matrículas abertas e faz parte do Programa Universidade Gratuita, facilitando o ingresso de novos acadêmicos.
O foco da nova graduação é a formação docente, capacitando profissionais para lecionar no ensino da Arte com ênfase na linguagem teatral. O currículo foi estruturado para unir a criação cênica ao compromisso social, permitindo que, desde os primeiros semestres, os estudantes vivenciem a teoria e a prática de forma integrada.
O impacto da arte na educação básica
Para a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, a criação do curso reflete o compromisso da instituição com as demandas contemporâneas da sociedade. Conforme destaca a reitora, “A arte transforma, educa e gera pertencimento. O teatro, em especial, desenvolve sensibilidade, pensamento crítico, expressão corporal, diálogo e cidadania. Formar professores de Artes Cênicas é investir em uma educação mais humana, criativa e inclusiva, capaz de dialogar com as realidades locais e de valorizar nossas culturas regionais”.
Gisele ainda ressalta que a formação está alinhada às políticas públicas vigentes. “Este curso também dialoga diretamente com as políticas públicas de educação e cultura, preparando profissionais aptos a atuar na elaboração e execução de projetos culturais, fortalecendo a relação entre escola, comunidade e poder público. É uma formação que integra teoria, prática, compromisso social e responsabilidade com o futuro”, completa.
Formação voltada ao mercado de trabalho e às escolas
A escassez de profissionais licenciados na área foi um dos principais motivadores para a implementação do curso. De acordo com o coordenador da graduação, Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, o cenário regional demandava essa atenção. “Percebemos uma escassez de profissionais licenciados que consigam fazer a ponte entre educação e artes cênicas. O curso nasce para potencializar essa linguagem teatral dentro das escolas e também na elaboração de projetos culturais e educativos”, afirma.
Bieberbach pontua que, em Santa Catarina, apenas as cidades de Florianópolis e Blumenau ofereciam essa formação até então. Ele também destaca uma vantagem estratégica para os alunos da instituição: o curso foi estruturado de forma integrada à Licenciatura em Artes Visuais. Isso permite que o estudante obtenha uma segunda habilitação em menos tempo. “Essa integração potencializa as duas linguagens artísticas e amplia as possibilidades de atuação profissional na região”, reforça o coordenador.
Infraestrutura e possibilidades de atuação
Os acadêmicos de Artes Cênicas da Unesc terão acesso a uma infraestrutura completa, que inclui sala de teatro, estúdios de fotografia, laboratórios de informática e ateliês específicos para criação artística (desenho, escultura e serigrafia). Além da sala de aula, o curso contempla noções de cenografia, figurino, maquiagem e iluminação.
O campo de atuação para o licenciado é amplo, abrangendo:
Docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio;
Desenvolvimento de oficinas em centros culturais e ONGs;
Gestão de projetos em políticas públicas de cultura e assistência social;
Atuação em programas de educação integral e educação não formal.
Inscrições e matrículas
Os interessados em ingressar na graduação de Artes Cênicas têm até o dia 13 de março para realizar a matrícula, lembrando que as vagas são limitadas. A Unesc disponibiliza os contatos (48) 3431-4500 e o WhatsApp (48) 9 9915-0433 para orientações sobre bolsas e processos de inscrição.












