Uma massa de ar quente mantém temperaturas elevadas em Santa Catarina entre esta quarta-feira (18) e sexta-feira (20), segundo atualização divulgada às 10h30 pela Defesa Civil de Santa Catarina. O fenômeno atinge todas as regiões do estado, com máximas que podem chegar a 37°C, aumentando o risco de ocorrências relacionadas ao calor intenso.
De acordo com o órgão estadual, no Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas variam entre 34°C e 37°C. Nas demais áreas, os termômetros devem marcar entre 30°C e 34°C. O risco para problemas associados ao calor é considerado de moderado a baixo em todo o território catarinense.
Na terça-feira (17), cidades do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí registraram máximas próximas de 36°C, com pontos isolados acima desse índice. No Grande Oeste, as temperaturas oscilaram entre 32°C e 35°C, e Itapiranga teve o maior registro da região, ultrapassando os 36°C. Já no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, as máximas ficaram entre 29°C e 33°C.
A combinação do calor com a umidade favorece a ocorrência de temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite. Apesar disso, a chuva não deve ser suficiente para amenizar as altas temperaturas, mantendo a sensação de abafamento, inclusive no período noturno.
Riscos e orientações
O calor intenso pode provocar desconforto térmico, desidratação e agravar doenças cardiorrespiratórias, sobretudo em crianças, idosos e pessoas com enfermidades.
A Defesa Civil orienta que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, mantenha-se hidratada e redobre os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.













