O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), iniciou a distribuição de kits de uniformes escolares completos para mais de 528 mil estudantes da rede estadual em todas as regiões do estado neste mês de fevereiro. A iniciativa, que ocorre pela primeira vez em 14 anos, faz parte do programa Escola Boa e visa garantir a equidade entre os alunos, além de proporcionar economia financeira às famílias catarinenses por meio de um investimento de R$ 210 milhões. Conforme informações da Secretaria de Estado da Educação, a entrega nas 1.038 unidades escolares ocorre de forma gradual, seguindo o cronograma específico de cada escola.
Investimento e personalização dos kits escolares
Os uniformes foram desenvolvidos com personalização por etapa de ensino. Para os estudantes do ensino médio, o kit inclui calças jeans, jaquetas, camisetas de manga curta, meias e tênis. Já os alunos do ensino fundamental e das escolas cívico-militares recebem um conjunto ampliado, composto por camisetas de manga curta, manga longa e regata, bermuda, short-saia, calça, jaqueta, moletom, meias e tênis.
O governador Jorginho Mello destacou que a ação faz parte de um plano de reestruturação do ensino público catarinense. “Estamos realizando uma verdadeira transformação na educação de Santa Catarina, para oferecer o melhor aos nossos alunos, com material escolar e uniformes de qualidade. Queremos que a escola pública seja a primeira escolha das famílias catarinenses, e é nisso que estamos concentrando nossos esforços”, afirmou o governador.
Fomento ao sentimento de pertencimento e equidade
A implementação dos uniformes busca fortalecer o vínculo do estudante com a instituição de ensino. Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, a medida promove dignidade no ambiente escolar. “Nós queremos que todos os nossos alunos sintam-se orgulhosos por estudar em uma escola estadual de Santa Catarina. Os uniformes também promovem esta sensação de pertencimento que desejamos que se espalhe nas nossas unidades”, ressaltou a secretária.
A recepção da comunidade escolar tem sido positiva, especialmente pelo impacto no orçamento doméstico. Márcia Zanon Benetti, gestora da EEB Edith Gama Ramos, em Florianópolis, relatou que os pais demonstram maior tranquilidade financeira em 2026. “Tudo que tem numa lista de material escolar veio de graça, uniforme de boa qualidade. Nós recebemos também ar-condicionado, câmeras. Isso traz muita segurança para eles”, explicou a gestora.
Expansão da infraestrutura escolar em 2026
Além da entrega de vestuário e materiais, o governo estadual projeta melhorias estruturais para este ano. O cronograma inclui a reforma e ampliação de 199 unidades, a construção de 128 novos ginásios e quadras, além da instalação de parques infantis em 95 unidades. A meta da SED é atingir 100% das salas de aula climatizadas com aparelhos de ar-condicionado.
O estudante do 8º ano, Bernardo Maciel Rodrigues, celebrou a gratuidade dos itens recebidos. “Eu achei muito legal os uniformes porque para mim é um custo a menos”, afirmou. O aluno João Venâncio da Silva Lopes, do 9º ano, também mencionou a melhoria no conforto térmico das salas com a nova infraestrutura.
Programa educação levada a sério
A distribuição dos uniformes está inserida no programa Educação Levada a Sério, considerado o maior pacote de investimentos da história da educação em Santa Catarina. O montante total de R$ 4,1 bilhões é destinado a quatro eixos estratégicos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.
As frentes de atuação abrangem desde a infraestrutura e valorização dos professores até a ampliação do ensino técnico e programas de acesso ao ensino superior, como o Universidade Gratuita e o Fumdesc. O objetivo central é fortalecer o desenvolvimento socioeconômico do estado por meio da qualificação da aprendizagem e da melhoria do ambiente escolar.













