PolíticaFórum Democrático debate desenvolvimento em Capão da Canoa

Fórum Democrático debate desenvolvimento em Capão da Canoa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) realiza, nesta sexta-feira (27), a 1ª Plenária Regional do Fórum Democrático na Casa de Cultura Erico Veríssimo, em Capão da Canoa, com o objetivo de discutir os desafios, vocações e oportunidades de desenvolvimento do Litoral Norte. O evento, que ocorre das 8h30 às 12h, faz parte das diretrizes de gestão de 2026 do Parlamento gaúcho, liderada pelo presidente Sergio Peres (Republicanos), e busca promover o municipalismo e a cooperação regional entre prefeitos, secretários, universidades e a comunidade local. Segundo informações da Agência de Notícias ALRS, este é o primeiro de nove encontros previstos para percorrer o estado ao longo do ano.

Debates sobre municipalismo e cooperação regional

A iniciativa foca na governança e na busca por soluções integradas para as demandas das cidades gaúchas. De acordo com o superintendente-geral da ALRS, Roger Vasconcellos, a pluralidade de temas é um dos pilares das discussões, visando atingir diretamente as necessidades dos cidadãos. “Nós vamos tratar sobre regularização fundiária, distribuição de receitas do bolo tributário, concessões públicas, desenvolvimento regional, portos, temos uma grande gama de temas a serem tratados”, afirmou Vasconcellos.

A mediação dos painéis será conduzida pela jornalista Rosane de Oliveira, contando com a presença de autoridades como o diretor do Fórum Democrático, Roque Bakof, e o presidente da Amlinorte, Marcos Venicios Evaldt da Silveira. O diálogo pretende alinhar os investimentos estaduais e privados com as prioridades eleitas pelas lideranças do Litoral Norte.

Infraestrutura e planejamento urbano em pauta

Entre os tópicos técnicos programados, a infraestrutura logística e o saneamento básico ganham destaque. O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, abordará o impacto do Porto Meridional e da malha ferroviária na economia regional. Paralelamente, a gestão de recursos hídricos será tratada por Luciano Brandão, gerente institucional da Aegea-Corsan, sob o tema “Saneamento e fornecimento de água”.

O planejamento das cidades também será debatido com foco em modernização tecnológica. O especialista Pablo Gusmão apresentará painel sobre plano diretor e sistemas de georreferenciamento, ferramentas consideradas essenciais para a organização do crescimento urbano local. O encontro contará ainda com a participação do prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro de Matos Novaski, e representantes de órgãos reguladores, como o conselheiro-presidente da Agergs, Marcelo Spilki.

Inscrições e participação

As atividades na Casa de Cultura Erico Veríssimo, localizada na Avenida Flávio Boianovski, 789, são abertas ao público interessado no desenvolvimento da região. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente através do portal oficial do Fórum Democrático.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias