Santa Catarina terá uma semana marcada por frio intenso, vento forte e mar agitado entre esta segunda-feira (18) e quinta-feira (21), devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio sobre o estado. Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a condição mantém o tempo estável nos próximos dias, mas derruba as temperaturas, aumenta a sensação de frio e eleva o risco para atividades no mar e em áreas costeiras.
Temperaturas caem em todas as regiões
Ainda nesta segunda-feira (18), as máximas ficam baixas no interior catarinense, variando entre 10°C e 15°C. Durante a noite, as mínimas devem cair para 3°C a 7°C no Grande Oeste e nos Planaltos. No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, os termômetros devem marcar entre 12°C e 15°C.
O frio ganha força a partir de terça-feira (19). As menores temperaturas são previstas para a madrugada de quinta-feira (21), quando as mínimas devem variar entre -1°C e 3°C no Grande Oeste e nos Planaltos. Em áreas de baixada na Serra, os valores podem ser ainda menores. Já no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, as mínimas ficam entre 5°C e 10°C.
Vento forte aumenta sensação de frio
Além da queda nas temperaturas, a massa de ar frio provoca a intensificação dos ventos de sul no Litoral. A condição deve aumentar a sensação de frio, principalmente entre o Litoral Sul e a região de Florianópolis.
De acordo com a Defesa Civil estadual, são esperadas rajadas entre 45 km/h e 65 km/h nessas áreas. Em alto-mar, os ventos médios devem variar entre 25 km/h e 40 km/h, com rajadas entre 60 km/h e 75 km/h.
Mar deve ficar agitado no litoral
Os ventos intensos e persistentes também deixam o mar agitado desde esta segunda-feira (18). Nas regiões costeiras, as ondas devem variar entre 2 m e 2,5 m.
Entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), a agitação marítima deve aumentar com o reforço dos ventos. A previsão indica ondas entre 3 m e 3,5 m no Litoral Sul e entre 2,5 m e 3 m na região de Florianópolis. Em alto-mar, os valores podem ser ainda maiores.
Risco de alagamentos costeiros
A intensificação dos ventos de sul também favorece a chamada maré meteorológica. Segundo a Defesa Civil, essa condição, somada à maré astronômica influenciada pela fase da lua, pode elevar o nível do mar e aumentar o risco de alagamentos costeiros.
O risco é considerado moderado em áreas suscetíveis de Florianópolis e Itajaí entre a tarde desta segunda-feira (18) e quarta-feira (20).
Defesa Civil orienta cuidados
A Defesa Civil recomenda atenção durante todo o período, principalmente para atividades de navegação, pesca e esportes náuticos, que apresentam risco moderado. A orientação é evitar essas práticas, assim como o banho de mar e a circulação na orla quando as ondas atingirem a ciclovia.
O frio também oferece risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico e ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente entre crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. A recomendação é manter-se bem agasalhado, beber água regularmente e evitar exposição prolongada ao frio.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reforça que a população deve acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos pelos canais oficiais da instituição.
Instabilidades retornam na sexta-feira
Após o período de frio mais intenso, as instabilidades devem voltar a Santa Catarina a partir de sexta-feira (22). A previsão indica que áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, combinadas à formação de uma frente fria, devem favorecer temporais isolados em todas as regiões.
A maior concentração das instabilidades é esperada em áreas próximas à divisa com o Paraná.













