SaúdeAnvisa recolhe lotes de antibióticos e outros produtos

Anvisa recolhe lotes de antibióticos e outros produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (18) o recolhimento de lotes de medicamentos por desvios de qualidade identificados em antibióticos, solução fisiológica e produtos manipulados. A medida, publicada no Diário Oficial da União, impede a comercialização, distribuição e utilização dos itens afetados em todo o país.

Entre os produtos atingidos está o lote 2519879 do antibiótico Polycid, fabricado pela União Química Farmacêutica Nacional. Segundo a Anvisa, o recolhimento foi iniciado voluntariamente pela própria empresa após a identificação da presença de um fragmento de vidro dentro de um frasco do medicamento injetável, utilizado no tratamento de infecções graves.

Também foi determinado o recolhimento do lote 24101854 do fosfato de clindamicina 150 mg/ml, solução injetável produzido pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. O produto apresentou alteração na coloração, além da presença de corpos estranhos e precipitados em frascos lacrados.

Em comunicado, a Hypofarma informou que segue os protocolos regulatórios exigidos e que mantém colaboração com os órgãos competentes, adotando as medidas necessárias dentro de seus processos internos.

Além dos antibióticos, a Anvisa determinou o recolhimento do lote 2513588 da solução fisiológica de cloreto de sódio Equiplex 9mg/ml, fabricada pela Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda. O produto, com validade até 30 de junho de 2027, também apresentou desvio de qualidade e não pode ser utilizado.

A resolução da agência ainda inclui todas as preparações magistrais produzidas pela Farmácia S J do Jabour Ltda. A determinação ocorreu após a constatação de comercialização de medicamentos manipulados padronizados e não individualizados sem prescrição de profissional habilitado.

Segundo a Anvisa, os produtos eram divulgados e vendidos pela internet e redes sociais com nomes comerciais nos rótulos, prática considerada irregular pela autoridade sanitária.

A agência informou que os medicamentos envolvidos nas determinações devem ser retirados de circulação e reforçou que consumidores e estabelecimentos não devem utilizar os lotes indicados.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias