Jovens nascidos em 2008 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O procedimento pode ser feito pela internet ou presencialmente, com apresentação dos documentos necessários.
O alistamento pode ser realizado de forma online pelo site oficial do Exército Brasileiro ou diretamente na Junta de Serviço Militar do seu município. Para o atendimento presencial, os jovens devem apresentar certidão de nascimento, comprovante de residência ou declaração assinada e um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira profissional.
O serviço é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026. Quem não cumprir o prazo previsto poderá ficar sujeito ao pagamento de multa e enfrentar impedimentos em algumas situações da vida civil.
Os interessados também podem realizar o alistamento pela plataforma digital: https://alistamento.eb.mil.br/alistamento.












