102.9 FM
102.9 FM
DestaquesSinal vermelho para a Violência Doméstica

Sinal vermelho para a Violência Doméstica

O fundamental isolamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e regulamentado nos Estados e no Distrito Federal, tem por objetivo restringir atividades a fim de evitar a propagação do coronavírus, contudo esse convívio doméstico mais intenso tem feito aumentar os casos de violência e, ao mesmo tempo, dificultado a busca por auxílio, o que pode ser um motivo de subnotificação.

Não há dúvida de que a vulnerabilidade da mulher ficou maior nos últimos meses. Ainda que não seja a causa, o isolamento social tem aumentado o número de episódios de violência, em todas as suas formas, fenômeno que não se revela somente no Brasil, mas mundialmente.

A subnotificação dos episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas – e vítimas indiretas – durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem sido constatada, inclusive, nas unidades policiais e judiciárias.

O domicílio de um casal é local em que ocorrem as violências, em suas variadas formas, porque nele se unem agressores e vítimas, diretas e indiretas, que se encontram impedidas, relativa ou totalmente, de acionar os canais de denúncia, principalmente os externos, que estão fora da suas residências. Pior, ainda estão impedidas de pedir ajuda e apoio às pessoas da sua relação de confiança.

A partir de experiências na França, na Espanha e na Índia, um grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça idealizou uma campanha que tem por objetivo oferecer um canal silencioso de denúncia à vítima que, de seu domicílio, não consegue denunciar a violência sofrida: ao conseguir sair de casa, dirige-se a uma farmácia ou drogaria previamente cadastrada na campanha, onde um farmacêutico ou atendente treinado aciona a polícia, de acordo com protocolo preestabelecido. A escolha desse tipo de estabelecimento se deu porque permanecerá aberto mesmo em eventual caso rigoroso confinamento (lockdown) e fechamento do comércio.

Objetivos

  • Ampliação dos canais para a denúncia de crimes contra a mulher.
  • Envolvimento do Poder Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana, da iniciativa privada, da sociedade civil e do terceiro setor no enfrentamento de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Como funciona a campanha

  1. O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permitirá que o farmacêutico  ou o atendente das farmácias e drogarias previamente cadastradas reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, promova o acionamento da Polícia Militar.
  2. O farmacêutico ou o atendente de farmácias e drogarias previamente cadastradas receberá uma cartilha e um tutorial em formato visual em que se explicam os fluxos que deverão seguir, com as orientações necessárias ao atendimento da vítima e ao acionamento da Polícia Militar, de acordo com protocolo preestabelecido.
  3. Quando a pessoa mostrar o “X”, o atendente, de forma reservada, usando os meios à sua disposição, registra o nome, o telefone e o endereço da suposta vítima, e liga para o 190 para acionar a Polícia Militar. Em seguida, se possível, conduz a vítima a um espaço reservado pela farmácia, que pode ser a sala de medicamentos ou o escritório, para aguardar a chegada da polícia. Se a vítima disser que não quer a polícia naquele momento, entenda. Após a saída dela, transmita as informações pelo telefone 190. Para a segurança de todos e o sucesso da operação, sigilo e discrição são muito importantes. O farmacêutico ou atendente não será chamado à delegacia para servir de testemunha. AS FARMÁCIAS PASSAM A SER MAIS UM LOCAL PARA QUE AS MULHERES BUSQUEM SOCORRO PARA SAIR DE UMA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA.
  4. Se houver flagrante, a Polícia Militar encaminhará a vítima e o agressor para a delegacia de polícia. Caso contrário, o fato será informado à delegacia de polícia por meio de sistema próprio para dar os encaminhamentos necessários – boletim de ocorrência e pedido de medida protetiva.

* Na entrada da farmácia haverá um post, uma mão com o X vermelho, a fim de identificar a loja como participante da campanha.

Como aderir à campanhha

Qualquer farmácia ou drogaria pode participar da campanha. Para isso, deverá entrar em contato com a Cevid pelo e-mail cevid@tjsc.jus.br ou pelo telefone 3287-2636 para assinar o termo de adesão. Assim que assinado o termo, é feita a remessa do material de capacitação e treinamento.

Parceiros Nacionais

  • Realização: Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB
  • Apoio:
    • Abrafad
    • Abrafarma
    • COCEVID
    • Conselho Federal de Farmácia
    • Conselho Nacional do Ministério Público
    • FONAVID
    • Grupo Militares do Brasil
    • Instituto Mary Kay
    • Ministério Público do Trabalho

Parceiros locais

  • Realização: Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC e Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC
  • Apoio:
    • Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina – CRFSC
    • Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São José
    • Polícia Civil de Santa Catarina
    • Polícia Militar de Santa Catarina
    • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
    • Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis
  • Farmárcias e redes conveniadas:
    • AM Comércio de Medicamentos (Camboriú)
    • Central Farma Com. Prod. Farmacêuticos (Videira)
    • Drogaria e Farmácia Tateline (Balneário Camboriú)
    • Drogazil Bonfantti – Farmais (Rio do Sul)
    • Farma Sete (Blumenau)
    • Farmácia Brasil Poupa Lar (Costeira – Florianópolis)
    • Farmácia Cassol (Palma Sola)
    • Farmácia CBS Ltda (Caçador)
    • Farmácia Central (Nostrafarma) (Mondai)
    • Farmácia Central da Prefeitura de Bombinhas (Bombinhas)
    • Farmácia Colombro (Dionísio Cerqueira)
    • Farmácia do Povo (Mondai)
    • Farmácia e Drogaria Santos e Santos (Ilhota)
    • Farmácia Economia Certa – Farmagnus Bistek (Itajaí)
    • Farmácia Equilíbrio Vital (Mondai)
    • Farmácia Externa Hospital de Iporã (Iporã do Oeste)
    • Farmácia Gemballa (Rio do Sul)
    • Farmácia Geremias/Farmagnus (Videira)
    • Farmácia HS (Rio do Sul)
    • Farmácia Lebon Régis ltda (Lebon Régis)
    • Farmácia LFP Ltda (Caçador)
    • Farmácia Mais Popular (Itapema)
    • Farmácia Mondai (Mondai)
    • Farmácia Oxford (São Bento do Sul)
    • Farmácia Pharmavida (Mondai)
    • Farmácia Preço Econômico (Palma Sola)
    • Farmárcia Qualifar (Balneário Camboriú)
    • Farmácia Ritorna (Biguaçu)
    • Farmácia Santa Catarina (Mafra)
    • Farmácia Santa Emilia (Barracão/PR)
    • Farmácia São Miguel Barracão (Barracão/PR)
    • Farmácia Stylo Farma Bremer (Rio do Sul)
    • Farmácia Tamandaré (Almirante Tamandaré)
    • Farmácia Unida
    • Farmácia Vera Cruz (Tubarão)
    • Farmácia Vidori (Iporã do Oeste)
    • Farmácia Vitória (Mondai)
    • Farmalabri (Mondai)
    • Farmalândia (Romelândia)
    • Farmalan Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda (Pomerode)
    • Farmanova (Rio dos Cedros e Timbó)
    • Farmavida (Drogaria Giongo) (Iporã do Oeste)
    • Farmavida Popular (Dionísio Cerqueira)
    • Franchising Brasil Farma (Capinzal)
    • Kefarma (Lagoa – Florianópolis)
    • Líder Cosméticos e Medicamentos Ltda (Videira)
    • R Plus Comércio Varejista (Porto União)
    • Rede de Drogarias Farmais (Região do Vale do Itajaí)
    • Rede de farmárcias Droga Raia
    • Rede de farmárcias Drogaria Catarinense
    • Rede de farmácias Nissei
    • Rede de farmácias Pague Menos
    • Rede de farmácias Panvel
    • Rede de farmácias Preço Popular
    • Rede Farma&Farma (Itajaí)
    • Rede Farmácia e Drogaria Somensi Ltda (Videira/Caçador e região)
    • Rede Farmácias Santo André (Região de Gaspar)
    • Rede Líder Farma (Região de Chapecó)
    • Rede N. S. Aparecida (Bom Preço – região Curitibanos)
    • Rede Sagrado Coração (Região de Caçador)
    • Rede de farmácias Sesi Farma
    • Rede de farmácias Usifarma
    • SB Comercial de Medicamentos (Camboriú)
    • Usifarma Capivari (Capivari de Baixo)

Divulgação

  • YouTube
  • Twitter: @sinalvermelho
  • Instagram: @campanhasinalvermelho
  • Facebook: @campanhasinalvermelho
  • hashtag oficial: #sinalvermelho

Desafio das Redes Sociais

Divulgue e apoie a Campanha Sinal Vermelho nas suas redes sociais. Todos podem participar!

Basta tirar uma foto sua com um X vermelho na mão – a exemplo dos cartazes da campanha – e publicar no seu Instagram ou no seu Facebook, marcando 3 amigos(as), desafiando-os a participar também.

É importante marcar @campanhasinalvermelho e @tjscoficial na sua foto.

Assim, você pode fazer parte desta corrente do bem e auxiliar uma mulher vítima de violência doméstica e familiar.

Segue a sugestão de texto (que pode ser adaptado):

“Desafio Aceito  XXXX,

Minha foto com um X vermelho na mão é pra dizer que você não está sozinha. Se você está sofrendo violência doméstica, peça ajuda. Convoco XXX, XXX e XXX a entrar nessa corrente de conscientização. Poste você também a sua foto e marque três amigos(as). #sinalvermelho @campanhasinalvermelho @tjscoficial”

 

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC)

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias