Ontem, 11 de agosto, foi comemorado o dia do estudante. A data celebra o direito básico do cidadão de ter educação e acesso ao conhecimento. A educação é o meio de formar uma sociedade sólida, com pessoas capazes de analisar de forma crítica as situações ao seu redor.
Em alusão a data, o colégio Irineu Bornhausen de Sombrio realizou uma comemoração diferente. Professores se uniram e fizeram cartazes e uma carreata especial que passaram pelas ruas do bairro São Luiz homenageando os estudantes.
Em meio ao distanciamento social, a carreata promoveu uma interação mesmo que distante entre alunos e professores, neste momento em que um dos sentimentos que os alunos mais tem sentido é a saudade.
A diretora Liliani de Souza Pereira e os professores seguiram o roteiro com muito amor e carinho celebrando esta data especial.
” A EEB Governador Irineu Bornhausen presta uma singela homenagem: a Carreata para o Estudante! Neste dia dedicado a eles, comemoramos o dia do estudante, aqueles que aprendem diariamente, mas também ensinam, que são a nossa razão pelo trabalho diário. Todo estudante é único e especial!
Desejamos que continuem firmes nos estudos para realizar os seus sonhos e que preservem em seus corações a alegria de ser estudante”, ressalta a diretora.
A data
No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.
No mundo
No âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. Tal data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes (que hoje é a atual União Internacional dos Estudantes), em 1941, na capital da Inglaterra, como forma de homenagear à referida resistência e, sobretudo, um dos jovens participantes, Jan Opletal, que acabou indo a óbito em 11 de novembro de 1939.