Texto acentua a posição apartidária da associação
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, representante da Radiodifusão de Santa Catarina, entrega nesta semana aos candidatos ao Governo do Estado manifesto acentuando a posição apartidária da associação e de suas emissoras associadas.
O texto ressalta ainda o papel essencial da imprensa no esclarecimento das noticias falsas espalhadas através de redes sociais.
Confira a íntegra do documento
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, representante da Radiodifusão de Santa Catarina, entrega aos candidatos ao Governo do Estado o seguinte manifesto do segmento:
– Desde a sua criação há 42 anos, a ACAERT sempre teve em seu DNA o pioneirismo, a inovação, o fortalecimento da radiodifusão, a defesa da legalidade, liberdade de expressão e da cidadania. Graças a esse DNA, a ACAERT é hoje referência nacional em várias áreas.
– A radiodifusão catarinense preza pelos seus propósitos definidos em sua atuação. Tem como prioridade o desenvolvimento de Santa Catarina, a qualidade de vida dos catarinenses, o incentivo ao empreendedorismo, a garantia dos valores éticos, a valorização da Mídia Regional e a produção de conteúdo propositivo.
– Neste sentido, a ACAERT e suas emissoras associadas são importantes instrumentos de comunicação com a sociedade catarinense. Com sua capilaridade, responsabilidade e compromisso com a cidadania, o segmento é capaz de dialogar com toda a população do estado.
– Cabe destacar que o Rádio e a TV têm filtro, prezando pela apuração das informações que são veiculadas, ao contrário da internet. Portanto, são veículos essenciais no combate diário às fake news.
– Ao longo dos anos, a Radiodifusão de Santa Catarina vem construindo pontes sólidas e diálogos transparentes com os vários setores da vida catarinense, especialmente com o Poder Público. Com sua expertise já reconhecida, a ACAERT consolida-se como agente agregadora do direito básico à informação. Neste aspecto, a eficiência da entrega da informação repercute como fortalecimento da opinião criada pela população catarinense sobre os órgãos públicos.
– Por isso, entendemos que as políticas públicas de comunicação não são gastos, mas investimento e dever fundamental do Poder Público em prestar contas ao cidadão, como está definido, inclusive, pela Carta Magna. Desta forma, o segmento é contra a toda e qualquer demagogia que utilizam argumentos retóricos sobre esse assunto. Transparência e a Publicidade são fundamentais para a sociedade.
– O princípio da publicidade é expressamente referido entre os ditames constitucionais da Administração Pública. O artigo 37 da Constituição Federal estabelece a observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência em seus incisos, promovendo o acesso de toda a população a informações sobre os atos administrativos, consagrando a transparência dos atos públicos para qualquer interessado.
– Baseada em sua atuação, a ACAERT tem a obrigação de defender bandeiras e definir posicionamentos sempre em favor dos catarinenses. Assim foi na campanha da Reforma Previdenciária, entre outras, a entidade liderou e continuará liderando o segmento no firme propósito de garantir o desenvolvimento de Santa Catarina. Neste aspecto, o Poder Público terá um parceiro responsável em prol da nossa gente.
– A ACAERT vem promovendo campanhas, baseadas na força de mobilização e união dos nossos associados. Aliás, mais um diferencial da Radiodifusão Catarinense: a união do segmento. Foi assim durante a pandemia da covid-19, quando a entidade foi inclusive premiada pela sua atuação. E está sendo agora com a nova etapa da campanha “Jeito Catarinense”, que faz uma reflexão sobre as atitudes certas e erradas. O “Jeito Catarinense” é, sem dúvida, a maior campanha social já realizada em Santa Catarina.
– Finalmente, a ACAERT e suas emissoras associadas esperam que os eleitos do pleito de outubro tenham a clara consciência do papel da Radiodifusão para a sociedade. Para que se possa fortalecer o relacionamento franco e republicano com segmento, em prol do futuro de Santa Catarina.