A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) dará início ao Programa de Formação Continuada para professores da rede pública estadual, como parte das contrapartidas do programa Universidade Gratuita. O lançamento ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro, em Florianópolis, e reunirá representantes da educação catarinense para discutir estratégias de fortalecimento do ensino.
De acordo com Luciane Bisognin Ceretta, presidente da Acafe e reitora da Unesc, o programa busca consolidar Santa Catarina como referência nacional em formação docente contínua. “Essa iniciativa é essencial para aprimorar a qualidade do ensino e elevar os índices educacionais, como o IDEB. Estamos criando uma rede de suporte e desenvolvimento para os professores, que são a base do sistema educacional”, afirmou.
A programação inclui painéis com temas como o impacto da formação continuada no IDEB, gestão escolar eficiente e as perspectivas do programa Universidade Gratuita. O evento contará com palestrantes de renome nacional e a presença de 37 coordenadores regionais de educação, representantes da Secretaria de Estado da Educação e lideranças das 14 universidades do Sistema Acafe.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, o Programa de Formação Continuada reforça o compromisso de garantir qualidade e equidade no ensino oferecido aos estudantes catarinenses.