Os terminais aeroportuários de Santa Catarina alcançaram uma marca inédita no último ano. Segundo dados apurados pela Diretoria de Integração de Modais e Gerência de Aeroportos, ligada à Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), o estado somou 8,5 milhões de passageiros em 2025. O volume representa um crescimento total de 5,6% em comparação a 2024, consolidando o setor aéreo como um dos pilares do desenvolvimento regional.
Crescimento do turismo internacional
O grande motor desse recorde foi o fluxo de turistas estrangeiros. Pela primeira vez na história, a movimentação internacional superou a barreira de 1,2 milhão de viajantes, apresentando um salto expressivo de 36,7% em relação ao ano anterior. O governador Jorginho Mello atribui o sucesso a um conjunto de fatores que vão além das belezas naturais.
“A gente tem praia pra quem é do verão, tem montanha e neve, tem cultura e um povo acolhedor. Mas não é só isso. Somos o estado mais seguro do país e, com a nossa economia dinâmica, atraímos novos negócios e eventos. Investimos de forma constante na nossa infraestrutura. E o resultado é esse, mais um ano com mais um recorde de passageiros”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
Comparativo com mercados globais
O desempenho logístico coloca o estado em um patamar de destaque não apenas no Brasil, mas em comparação com grandes economias. A média de passageiros por habitante em Santa Catarina supera a média nacional e de países vizinhos.
“Com este números, Santa Catarina tem um movimento per capita comparável aos principais mercados aéreos do mundo. Nosso estado tem um índice de 1,04 passageiros por habitante. No Brasil esse índice é de 0,6, na China gira em torno de 0,5, em toda a América Latina e Caribe é de 0,41 e temos o mesmo desempenho do Chile. É um resultado notável, que valoriza todo o trabalho feito pelas concessionárias, apoiado por ações do poder público, conforme determinação do governador Jorginho Mello”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.
Desempenho por região
O Aeroporto de Florianópolis mantém a liderança absoluta no estado, tendo ultrapassado a marca de 5 milhões de passageiros totais. No segmento internacional, o terminal da capital detém o terceiro maior movimento do Brasil. Já o mercado doméstico estadual teve um crescimento de 1,7%.
Os dados regionais mostram a força de outras cidades catarinenses:
Aeroporto de Navegantes: 2,2 milhões de passageiros;
Aeroporto de Chapecó: 647,9 mil passageiros;
Aeroporto de Joinville: 528,2 mil passageiros;
Aeroporto de Jaguaruna: 108,9 mil passageiros;
Aeroporto Correia Pinto: 7,3 mil passageiros.
A expectativa é que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgue os relatórios finais e absolutos sobre a movimentação no Brasil e no estado nas próximas semanas.












