A inclusão de crianças com deficiência (PCDs) tem ganhado destaque nas discussões sobre a qualidade do ensino. Atenta a essa realidade, a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), deu início nesta terça-feira (8) à formação “Educação Inclusiva: Uma imersão pedagógica”.
A capacitação começou com a participação das diretoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e será estendida a secretárias, professoras e estagiárias da rede. O objetivo é promover práticas pedagógicas mais humanizadas, que respeitem e valorizem a diversidade dentro das salas de aula.
As instruções estão sendo conduzidas pela orientadora de Educação Inclusiva, Kalila Daminelli, e pela psicóloga educacional Maria Alice Custódio. Segundo Kalila, a formação é fundamental para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.
“Buscamos respeitar as individualidades, necessidades e potencialidades de cada aluno, promovendo um ambiente de aprendizado mais acessível e equitativo”, afirma.
O conteúdo da formação foca em metodologias adaptadas e estratégias pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência. A proposta é preparar os profissionais para atuarem de forma ativa na construção de uma escola mais inclusiva.
“Isso não apenas melhora a experiência das crianças PCDs, mas também conscientiza toda a comunidade escolar sobre a importância da inclusão”, acrescenta Kalila.
A coordenadora do DEI, Taís Freitas, destaca que a iniciativa é um passo importante na qualificação contínua da equipe.
“Queremos que todos os profissionais se sintam preparados para implementar ações efetivas de inclusão nos CEIs. Essa formação reforça o compromisso da Afasc com uma educação que atenda às necessidades de todas as crianças”, conclui.