Novas experiências trazem informação a mulheres agricultoras para implantar em feira da agricultura família

No último final de semana a Epagri de Timbé do Sul, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Timbé do Sul levaram as agricultoras da cidade das montanhas e águas cristalinas para uma visita técnica em Torres/RS.

A sugestão para visitação dada pelas participantes contou com contato em duas feiras da agricultura familiar na cidade gaúcha e restaurante rural.

O setor de Timbé buscou proporcionar esta experiência. “ As mulheres desempenham um papel vital na dinâmica econômica e social da comunidade. Com uma determinação inabalável, elas trazem vida às feiras locais, onde os produtos da terra ganham um brilho especial sob seus cuidados”, comentou o engenheiro agrônomo da Epagri de Timbé do Sul, Filipe Kinalski.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé, Elias Donadel, vê na experiência como oportunidade de renda para os feirantes, ao oferecerem produtos da terra não só aos moradores do local, como turistas também. “É muito importante para nós agregar a feira ao turista. Queremos sempre aperfeiçoar a gama de produtos e atendimento para que seja um ponto de referência e que haja a receptividade, o calor humano a quem passa pelo local. Tendo esta visão, conhecer espaços como este de Torres, sempre agrega nas ideias e experiências”, relatou.

Valorização à mulher agricultora

O setor de Timbé valoriza as mulheres, que enfrentam desafios diários, desde as primeiras horas da manhã, quando preparam seus produtos, até o final do dia, quando compartilham com orgulho o que colheram e produziram com tanto esforço. “Além de serem verdadeiras guardiãs das tradições rurais, as mulheres feirantes de Timbé do Sul desempenham um papel fundamental no sustento de suas famílias e no fortalecimento da economia local. Elas são exemplos de empreendedorismo e resiliência, demonstrando que, com trabalho árduo e dedicação, é possível prosperar no meio rural.

As bancas são verdadeiros oásis de cores, aromas e sabores, oferecendo uma variedade de produtos que enriquecem as mesas de inúmeras famílias”, destacou o engenheiro agrônomo.