Rolando Guzman Soto faleceu em 27 de dezembro de 2018, aos 87 anos de idade
O Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, recebeu na tarde de hoje, 28, o ato de nomeação da Ala de Emergência, em homenagem ao Doutor Rolando Guzman Soto.
A cerimônia contou com a presença de gestores municipais, filhos, netos, dona Geni, a viúva, outros familiares e amigos do médico, além de servidores do Hospital Dom Joaquim.
Muitos relatos foram feitos pelos presentes e uma breve biografia do médico foi lida por Rolando Christian Coelho, afilhado do médico e de quem herdou o nome.
Nascido na Bolívia, doutor Rolando veio cursar medicina no Brasil ainda jovem e há mais de 50 anos, escolheu Sombrio para viver, em uma pequena casa de madeira que ficava atrás do Hospital.
Como único médico durante certo tempo, ele conheceu diversas fases do Dom Joaquim desde quando o hospital tinha apenas três quartos.
Com o padre João Reitz e Arlindo Cunha, ajudou a fundar a Biblioteca Pública Municipal de Sombrio, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e o Lions Clube, além de ser o idealizador das primeiras campanhas de vacinação em Sombrio.
Segundo Ronaldo Guzmán, seu filho, o pai foi muito feliz em Sombrio e sabe que muitos sombrienses vieram ao mundo pelas mãos de seu pai. Uma frase do doutor Rolando guardada na memória dos presentes é “Se fosse para começar tudo de novo, eu faria medicina novamente.”
Rolando Guzman Soto faleceu em 27 de dezembro de 2018, aos 87 anos de idade.