A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a manutenção de chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do estado nesta segunda-feira, 22 de setembro. Segundo o órgão, as áreas do centro ao leste catarinense apresentam risco alto a pontualmente muito alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, queda de árvores e destelhamentos.
No Grande Oeste, a chuva deve começar a diminuir pela manhã. A melhora gradual no tempo está prevista para a tarde, com o afastamento da frente fria. Uma massa de ar seco e frio avança sobre a região, estabilizando as condições climáticas e provocando uma queda brusca nas temperaturas.
Vento, mar agitado e atenção à saúde
Além da chuva, a Defesa Civil alerta para a intensidade do vento, com rajadas que podem superar os 70 km/h, principalmente nas áreas litorâneas. A direção predominante será de sudoeste a sul, com velocidades entre 30 e 40 km/h.
A condição do mar também inspira cuidados. As ondas de sul podem atingir entre 2,0 e 2,5 metros, com picos de 3,0 metros, o que eleva o risco para atividades de pesca e navegação para nível moderado.
A mudança brusca no clima a partir do final do dia, com a queda acentuada das temperaturas, acende um alerta de risco baixo a moderado para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e casos de hipotermia. A Defesa Civil recomenda que a população se proteja do frio e tome as precauções necessárias para evitar problemas de saúde.