Temperaturas podem cair abaixo de 0°C em várias regiões do estado; há risco à saúde e possibilidade de congelamento de pistas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (28), um alerta em nível laranja para queda acentuada das temperaturas em Santa Catarina. O aviso vale a partir desta quarta-feira (29) e indica perigo real à saúde da população, com previsão de temperaturas até 5°C mais baixas do que nos dias anteriores.
Segundo a Defesa Civil estadual, a onda de frio será provocada pela chegada de uma massa de ar seco e gelado que avança pelo sul do país. O fenômeno se intensifica na quinta-feira (30), quando há chance de neve na Serra e geada ampla em diversas regiões, inclusive no litoral.
As temperaturas previstas ao amanhecer (de quarta a domingo) no extremo Oeste, oeste, alto Vale do Itajaí e grande Florianópolis podem marcar entre 0°C e 5°C, enquanto nas demais regiões litorâneas: entre 5°C e 10°C.
A queda brusca de temperatura pode causar gripes, crises respiratórias e outros agravos à saúde, principalmente em idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. A Defesa Civil alerta ainda para o risco de congelamento de pistas e tubulações, especialmente nas regiões mais elevadas.
As cidades com maior chance de registro de neve são São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra, onde o fenômeno já foi observado em anos anteriores. A previsão é que o frio intenso persista até o domingo (1º de junho).
A recomendação dos órgãos oficiais é de que a população se proteja, evite aglomerações em locais frios e mantenha especial atenção com pessoas em situação de rua, que devem ser direcionadas a abrigos.