A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou uma sessão solene para celebrar os 50 anos da Secretaria de Estado de Articulação Nacional (SAN). O evento, que aconteceu na quarta-feira (24), reuniu o governador Jorginho Mello, a vice-governadora Marilisa Boehm e outras autoridades para homenagear a instituição que atua como a voz de Santa Catarina em Brasília.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da secretaria, que foi criada em 1975. “Hoje nos reunimos para celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional. Meio século de história que fez da SAN a voz permanente de nosso Estado em Brasília e hoje liderada pela competente secretária Vânia Franco e pelo timaço que ela comanda”, disse. Ele reforçou que a SAN cumpre sua missão com firmeza e diálogo, buscando recursos e defendendo projetos para o estado.
O deputado estadual Mauricio Eskudlark, proponente da sessão, classificou a SAN como “indispensável” para os destinos de Santa Catarina. Ele parabenizou a secretária Vânia Franco pela “transformação” que ela promoveu na pasta. Emocionada, a secretária agradeceu a homenagem e a confiança do governador e da vice-governadora.
A solenidade também contou com a apresentação da Banda da Polícia Militar, a entrega de placas comemorativas e a homenagem a ex-secretários e colaboradores da SAN que contribuíram para a trajetória do órgão.