Dorama basicamente é a definição de novela oriental, são elas: J-drama (drama Japonês), K-drama (drama Coreano), C-drama (drama Chinês) e até mesmo os Live Action (Novelas baseadas muitas vezes em títulos de sucesso de mangá ou anime).
Os doramas são bem diferentes das novelas e séries ocidentais. Eles são mais fofos, e até bem inocentes. Nos remetem a uma cultura completamente diferente da cultura brasileira, a maioria deles com um humor e romance “água com açúcar”. Mas não existem apenas doramas do gênero comédia romântica, muitos deles trazem também suspense, ficção e ação.
As séries sul-coreanas tem ganhado um espaço cada vez maior no Brasil, essa onda se deve aos grupos de K-pop (abreviação de korean pop), o estilo musical da Coréia do Sul que está dominando paradas mundiais. Foi em 2017 que o k-pop de fato explodiu, com o grupo ‘BTS’ quebrando recordes de artistas mundialmente famosos. Desde então os k-dramas ocupam cada vez mais espaço em plataformas como a Netflix.
Além da Netflix, uma das maiores plataformas de doramas é o VIKI Rakuten, TV global, impulsionada por fãs, onde fãs auxiliam na tradução dos dramas.
O primeiro dorama que assisti foi: Meu Romance Secreto, que conta a história de Cha Jin Wook (Sung Hoon) que é filho de ricos proprietários de uma empresa familiar. Ele leva uma vida despreocupada, indo atrás de amores curtos e do hedonismo, mas tudo parece mudar quando conhece Lee Yoo Mi (Song Ji Eun – ex-membro do grupo de K-pop Secret). Lee Yoo Mi nunca teve um namorado, e é uma pessoa muito tímida. Eles têm um caso de uma noite e ela foge. Porém, quando o destino resolve juntá-los novamente três anos mais tarde, eles descobrem que seus sentimentos se tornaram mais complicados. Irá o amor triunfar ou será que os velhos hábitos são difíceis de perder para o playboy Cha Jin Wook e a tímida Lee Yoo Mi?
Esse drama é muito divertido e envolvente, fará você dar muitas risadas, se emocionar e torcer pelos personagens. Disponível na Netflix e na VIKI Rakuten.
“Meu Romance Secreto” é um drama coreano de 2017 produzido por Kang Chul Woo.
Há uma palavra coreana de apoio ou incentivo, que deriva de um empréstimo de língua Konglish da palavra inglesa “Fighting!” Então a todos vocês queridos leitores: Fighting!
|Ana Clara
Siga as colunistas no Instagram