Doce natural das frutas, bolos, iogurte natural fazem parte do cardápio
Diminuição da quantidade excessiva de açúcar, sal, gorduras saturadas, trans, incentivo aos alimentos in natura, resultando melhor qualidade de vida para os 2 mil alunos da rede municipal de ensino de Balneário Gaivota. Estas são algumas das recomendações da Resolução 06 de 08 de maio de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e colocadas em prática no ano letivo de 2021, já que 2020 não houve aulas presenciais.
De acordo com a Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Balneário Gaivota, Silviani Colares, a nova resolução do Ministério da Educação, também busca a prevenção e o controle da obesidade e sobrepeso, visando criar ambientes favoráveis à alimentação adequada e saudável.
Para adaptar-se à nova realidade da merenda nas escolas, Silviani realiza capacitações com todas as merendeiras das creches e escolas do município. “São encontros remotos e presenciais para que todos entendam as novas medidas para o preparo da merenda para nossos alunos”, conta.
Outra mudança na merenda escolar foi para os alunos da educação infantil, com a introdução das fórmulas infantis, que ficaram mais saudáveis para os pequeninos, sem o uso de produtos industrializados que continuam alto teor de açúcar.
Segundo a profissional que atua há 10 anos no município e elabora os cardápios para as merendeiras, a alimentação passou por uma readequação total.
“Estamos aproveitando o doce natural das frutas no preparo de alimentos, bolos, iogurte natural, e ofertando aos alunos as frutas da estação, entre elas a pitaya, que é produzida no município, assim como muitos outros alimentos provenientes da agricultura familiar e da pesca artesanal”.
Silviani destaca a importância do trabalho com as merendeiras, responsáveis no preparo e o toque final da merenda nas escolas e creches.
O prefeito Everaldo dos Santos, Kekinha e vice-prefeito Jonatã Coelho, reafirnam o compromisso do governo em oferecer uma alimentação mais saudável na merenda escolar da rede municipal de ensino. “Uma boa merenda começa pela valorização dos produtos da nossa agricultura familiar, pescadores. Temos um potencial imenso e isso é fundamental neste para manter os alunos saudáveis”, justificam.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Balneário Gaivota