Estudantes compõem a Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACIGE)
Com o objetivo de promover a participação efetiva do estudante de medicina no âmbito prático relacionado à cirurgia geral, o Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, recebe todas as segundas e quintas-feiras os Alunos de Medicina da UFSC campus Araranguá da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACIGE). Em equipes, eles participam da rotina do hospital do ambulatório à cirurgia.
“Por exemplo, a dupla da rotina evolui os pacientes do pré-operatório e pós-operatório internados na enfermaria cirúrgica, e estão sempre prontos ao chamado do pronto socorro para realizarem sutura de emergência de lesões de pequeno porte sob orientação do médico assistente. A dupla do bloco acompanha os cirurgiões, anestesistas. A dupla do ambulatório realiza atendimento de pequenas cirurgias dos pacientes encaminhados do posto de saúde de Sombrio, e assim por diante conforme a rotina do hospital”, explica o Diretor Técnico e Médico Dr. Charles Damin do Hospital Dom Joaquim de Sombrio, unidade administrada pelo Instituto Maria Schmitt. Para ele, é de grande relevância a vivência e a prática médica para a formação profissional durante a graduação e como forma de estimular e ampliar a aquisição de conhecimentos médicos.
Projeto foi refundado no dia 18 de outubro de 2022 após a pandemia do COVID19 pelo Presidente da LACIGE Wesley Fernandes, Gabrielli Dalmédico, Rodrigo Oliveira, Maria Luíza Cysne e pela Dra. Tayara Ruaro, que é a orientadora do projeto. Atualmente, participam 10 discentes do curso de medicina da UFSC, sendo quatro deles no 8 semestre e seis deles no 6 semestre.
Fonte: Assessoria IMAS