Valorização do trabalho regional é o objetivo do Colegiado do Esporte da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). Já ocorreu a eleição da coordenação esportiva para 2021 e diante do cenário da pandemia, o grupo pretende se manter mobilizado.
Na pauta da primeira reunião de 2021, o primeiro item estava a eleição da coordenação. Talis Giovani Fagundes, de Turvo, foi reconduzido como presidente por unanimidade. Os novos membros após eleições em 2020 e as dificuldades enfrentadas pelo coronavírus refletiram na decisão de manter os encaminhamentos. A diretoria passou a ser composta com mais membros. Maria Eliane da Silva é vice-presidente (Turvo); Anderson Dal Pont é o secretário (Meleiro) e Matheus A. Rocha é o segundo secretário (Sombrio).
Na reunião do colegiado estavam diretores de esporte de Turvo, Meleiro, Praia Grande, Morro Grande, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Balneário Arroio do Silva, Araranguá e Jacinto Machado. Alguns municípios ainda não designaram diretores para a pasta, mas já houve quórum com mais de 50% para a reunião.
Um dos itens abordados foram o início das atividades das escolinhas esportivas. Embasados com os protocolos de saúde, assim que a matriz de risco permitir (laranja), cada município poderá começar.
Também foi dialogado na reunião sobre o Jerva (Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá). Meleiro se dispôs a ser sede no ano passado e se mantém para este. Conforme a liberação diante da pandemia será realizada a competição mais tradicional regional.
Seguirá a mobilização ainda pela nomeação de um coordenador esportivo regional. Novos ofícios serão entregues para as autoridades estaduais. Ainda na reunião foi definido que cada município definirá se participará das competições da Fesporte, mas é consenso que a prioridade são as competições locais, para fortalecimento das mesmas.
O último item da reunião abordou a criação de rotas para o cicloturismo, a fim de efetivar um trabalho conjunto na criação de rotas.