102.9 FM
102.9 FM
ColunistasAnálise de resultado : demonstrativo que vai muito além da obrigação contábil

Análise de resultado : demonstrativo que vai muito além da obrigação contábil

              Caro leitor, quando a contabilidade lhe envia o Balanço Patrimonial, a DRE e o que você faz? Resmunga porque sabe que vai ter que pagar os honorários dobrados e enfia eles na gaveta até o dia em que o banco lhe pedir atualização dos dados cadastrais ou usa as informações para fazer as estratégias e tomar decisões mais assertivas.

               A análise estratégica da DRE é negligenciada pela maioria dos empresários, o que poucos sabem que essa ferramenta tem o poder de mudar a história do seu negócio, já que ela conta os números que a empresa obteve. E sempre pergunto para os meus clientes: Você quer construir a mesma história dos últimos anos ou quer algo diferente?

             Nesta hora talvez você esteja pensando, mas a minha empresa é pequena e não preciso disso. Errado, indiferente do porte da empresa todas deveriam ter uma estrutura financeira organizada, ter clareza e saber o que está fazendo, aliás é exatamente o contrário, quanto menor seu negócio, mais assertivo precisa ser com seus números, pois os recursos são escassos e não há espaço para erros, qualquer decisão equivocada pode custar o fechamento da empresa.

           A realidade é que a maioria encara o processo de análise como uma burocracia, mais uma chatice da contabilidade e ainda usam a desculpa do tempo, porém quem vive sempre correndo não tem tempo de “ganhar” dinheiro.

           Fato que a DRE que recebemos da contabilidade por vezes não representa o que acontece na empresa, por isso, é muito importante realizar a DRE gerencial (realizada dentro da empresa) que demonstre a realidade do negócio, seja ela boa ou ruim. Aqui está a diferença entre as empresas que crescem e as que ficam travadas ou até sucumbem (morrem).

            É analisando o DRE que se percebe os erros e acertos, com base nisso que se constrói o planejamento do próximo ano, como por exemplo, onde precisa investir mais, quais processos precisam ser ajustados, quais os meses com maior e menor movimento, e por aí vai.

            A melhor coisa que pode fazer por você e pela sua empresa é investir o tempo para “afiar o machado”, ou seja, projetar os resultados que vai querer ter, bem como definir suas metas para chegar lá. Então procure o seu contador e esclareça as dúvidas que tem ou um profissional da área financeira que possa lhe auxiliar para que você tenha segurança e mais resultados lucrativos.

Já dizia Edmund Burke “Quem não conhece a sua história está fadado a repeti-la.”

 

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para rejeitar, clique em Personalizar Cookies e desmarque as opções desejadas.