A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou dois novos medicamentos injetáveis à base de semaglutida sintética. Os registros foram publicados no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (17), ampliando as opções disponíveis no Brasil para tratamentos que envolvem o princípio ativo conhecido pelas chamadas “canetas emagrecedoras”.
De acordo com a Agência Brasil, as novas autorizações incluem um medicamento genérico da EMS e um similar produzido pela Germed, laboratório ligado à mesma empresa. As versões são destinadas ao uso associado à alimentação adequada e à prática de exercícios físicos, conforme as indicações aprovadas pela agência.
A semaglutida é o princípio ativo de medicamentos como Ozempic e Wegovy, utilizados principalmente no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 e também prescritos por médicos para o controle da obesidade. Em maio deste ano, a EMS já havia conseguido o primeiro registro de semaglutida sintética no país, com o medicamento Ozivy.
Genérico poderá chegar ao mercado
Com a nova autorização, a EMS poderá comercializar uma versão genérica do Ozivy. Por ser um medicamento genérico, o produto não poderá utilizar nome comercial e poderá chegar às farmácias com preços mais baixos, dependendo das condições de mercado.
A Anvisa também concedeu registro ao Semaclique, da Germed. Trata-se de um medicamento similar, que possui o mesmo princípio ativo, mas pode apresentar nome, embalagem, rotulagem e outras características próprias.
Uso exige prescrição médica
Os medicamentos aprovados são administrados uma vez por semana. Antes e durante o tratamento, as canetas devem ser mantidas sob refrigeração, em temperaturas entre 2 °C e 8 °C.
A Anvisa reforça que o uso da semaglutida sintética deve ocorrer com acompanhamento médico. Assim como outros medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1, os produtos exigem receita médica em duas vias.
Apresentações autorizadas
Entre as apresentações aprovadas estão soluções injetáveis de semaglutida 1,34 mg/mL em sistemas de aplicação preenchidos, multidose e descartáveis.
As opções incluem embalagens com uma caneta de 1,5 ml acompanhada de seis ou quatro agulhas, além de versões com duas canetas de 3 ml acompanhadas de dez ou oito agulhas.














