A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (8) o recolhimento, suspensão da comercialização e fabricação do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, da empresa Gammour Professional Ltda – Me. O motivo é que o produto, registrado como cosmético, sugere em seu rótulo as mesmas indicações do medicamento Minoxidil, substância de uso restrito.
Segundo a Agência Brasil, a Anvisa também determinou a apreensão do Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, que não possui registro, e reforçou que o Minoxidil é um princípio ativo de medicamento listado na RDC 529/2021 como não permitido para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, devendo ser utilizado apenas sob orientação médica.
Outros produtos apreendidos
A agência reguladora determinou a apreensão e proibição de outros produtos por falta de registro ou por serem fabricados por empresas desconhecidas:
Cosméticos: Todos os cosméticos da marca Sabô Ageless e maquiagem capilar da marca Bangna.
Saneantes: O larvicida biológico Acta BTI e produtos da empresa Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda, ambos sem registro como saneantes.
Proibição de 30 anabolizantes e medicamentos
Na última sexta-feira (5), a Anvisa já havia determinado a proibição de 30 medicamentos, a maioria deles anabolizantes, por estarem em situação irregular, sem registro, notificação ou cadastro. A proibição atinge a comercialização, distribuição, importação, divulgação e uso de todos os lotes desses produtos.
A lista inclui diversos anabolizantes como:
Decaland Depot (todos os lotes).
Testoland Depot (todos os lotes).
Clembuterol Clorhidrato (todos os lotes).
Hcg Humano 5.000ui Landerlan Gold (todos os lotes).












