102.9 FM
102.9 FM
GeralApós enchente, moradores de Jaguari retornam para casa

Após enchente, moradores de Jaguari retornam para casa

Com o nível do Rio Jaguari em baixa, cidade inicia limpeza e reconstrução após mais de 1.200 pessoas ficarem fora de casa.

Moradores de Jaguari, na Região Central do Rio Grande do Sul, começaram a retornar para casa após a enchente histórica que atingiu o município. O nível do Rio Jaguari chegou a 13 metros — mais que o dobro do normal — deixando um rastro de destruição.

Ao menos 1.200 pessoas tiveram que deixar suas casas, com bairros como Sagrado Coração de Jesus, Rivera e Nossa Senhora Aparecida entre os mais afetados. Mais de 200 residências foram completamente inundadas e quatro famílias ilhadas precisaram ser resgatadas de helicóptero.

Agora, com o fim das chuvas e o recuo das águas, moradores iniciam o difícil processo de limpeza e reconstrução. “Vamos correr atrás desse prejuízo de novo”, desabafa Pedro Almeida, morador atingido.

Mais de 160 voluntários estão ajudando na limpeza das casas e distribuição de donativos. A zona rural também sofreu grandes impactos, com estradas danificadas e falhas na rede elétrica. A prefeitura estima um custo de pelo menos R$ 20 milhões para recuperar a cidade.

O prefeito Igor Tambara decretou estado de calamidade pública e já apresentou a situação ao governador Eduardo Leite. Segundo a Climatempo, Jaguari já acumulou 373 mm de chuva só em junho, quase três vezes a média histórica mensal, que é de 133 mm.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

Últimas Notícias