O apresentador está realizando diálise e necessita de medicamentos para ajudar no bombeamento do coração
O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, precisará de um transplante cardíaco e aguarda por um doador na fila administrada pelo sistema público de saúde, informou neste domingo (20) o Hospital Albert Einstein, onde ele está internado desde o dia 5 de agosto.
Segundo o boletim médico, o quadro de insuficiência de cardíaca de Faustão se agravou. O apresentador está realizando diálise e necessita de medicamentos para ajudar no bombeamento do coração.
Em junho deste ano, Fausto Silva deixou o comando de seu programa na Band, após um ano e meio. O programa foi encerrado na última semana, com um episódio gravado e inédito que reuniu Fausto e os três filhos no palco.
A fila de transplantes no Brasil é única. Cada Estado tem a sua, no entanto, eles precisam enviá-las ao Sistema Nacional de Transplantes, que coordena a distribuição. Os critérios para elegibilidade variam de acordo com o órgão e o tecido. Alguns deles são gravidade, tipo sanguíneo, compatibilidade, peso, tempo de espera e localização geográfica.
Até março, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, da Abto, Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos , há 310 adultos e 59 crianças em espera por coração no Brasil. A média de espera por um transplante de coração é de 2 meses para casos de maior gravidade e 18 meses quando o quadro é mais estável.