A pesca esportiva é uma opção de lazer cada vez mais frequente no verão em Santa Catarina, e no dia 07 de março (sábado) a cidade de Araranguá receberá o 5° Circuito Brasil Sul 2020 de Pesca ao Robalo. O evento de pesca esportiva, acontecerá na Marina Pier Walley, na SC-477 às margens do Rio Araranguá.
Um dos grandes apoiadores do evento é a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) que agora também esta instalada na cidade.
Em coletiva especial na manhã de terça-feira, (03), imprensa, autoridades da região e lideranças do município estiveram na sede da Unesc Araranguá para tratar sobre o evento.
Professora Izabel Souza, diretora da Unesc Araranguá na abertura relatou: “A universidade veio pra Araranguá para construir uma linda história nesta região. Queremos que nossa universidade seja um instrumento apoiador também do desenvolvimento do Turismo do extremo sul com tantas belezas naturais que temos nos municípios da região. O evento será que grande valia para o desenvolvimento regional e para o crescimento do turismo.”
De acordo com secretario de Turismo de Araranguá Giovane Rosa, o Gica: “Esse é um evento importante para o extremo sul caminho dos cânions, e principalmente para Araranguá aonde temos um rio navegável, com uma grande extensão. Nós queremos desenvolver na nossa cidade o turismo de pesca esportiva. Temos um grande potencial em Araranguá e queremos fomentar todo potencial turístico de nossa cidade nestes dias de evento”.
A expectativa é que cerca de 100 competidores venham com suas famílias para Araranguá para participar. Outro detalhe importante da competição é que, quando pescado, o peixe deve ser levado vivo até a organização, para ser pesado, e deve ser devolvido à água, vivo. Se o robalo morrer quando devolvido à água a equipe perde pontos. Todos os barcos transportam em caixas com água o recolhimento dos peixes.
A pescaria esportiva é aquela em que a pessoa pesca, fotografa e solta o peixe no seu ambiente natural. A legislação para pesca do robalo permite ao pescador levar o peixe se tiver um tamanho mínimo de 35 centímetros para o robalo peva e de 60 centímetros para o robalo flecha.
A coordenadora de turismo da região da AMESC, Helen Becker em entrevista à nossa equipe falou da expectativa do evento; “Este será um evento de grande impacto na questão turística da região. O circuito mexerá com toda cadeia turística dos municípios vizinhos, trazendo mais modalidades turísticas para a região. O evento tem uma adesão muito bacana de pessoas de diversas cidades. Em uma programação que já está se consolidando, tomando mais forma e tendo todo envolvimento do departamento de turismo de Araranguá, que integrará à família, será aberto ao público e um dia inteiro de pesca”. O 5° Circuito Brasil Sul 2020 de Pesca ao Robalo será em duas etapas, uma neste sábado dia 07 e outra em setembro no dia 16.