Na tarde desta segunda-feira, o reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhor Mãe dos Homens de Araranguá, padre Maxssuél da Rosa Mendonça, emitiu nota pastoral sobre a suspensão de celebrações litúrgicas e outras atividades no Santuário e nas 13 comunidades que o compõe.
O fator que levou o sacerdote a emitir foi a preocupação com o povo de Deus. “Tendo em vista a conjuntura atual sobre o avanço da pandemia em nosso estado e considerando o risco potencial grave em nossa região, por conta do aumento preocupante das pessoas confirmadas com a Covid-19 em nosso município, decidimos redobrar o cuidado com a saúde de nossos agentes de pastoral e de todos os envolvidos com as Celebrações Litúrgicas”, diz o documento assinado pelos padres do Santuário.
Confira as mudanças:
• As Celebrações da Palavra de Deus, conduzidas pelos Ministros Leigos, a partir de 21/07/2020 estão suspensas até o dia 31 de agosto de 2020;
• Os encontros para a Oração do Terço dos Homens e das mulheres no Santuário e nas comunidades estão suspensos por tempo indeterminado;
• A passagem da imagem da “Capelinha da Mãe Peregrina” nas casas das famílias está suspensa por tempo indeterminado;
• As “visitas aos doentes” estão suspensas em toda a nossa Paróquia por tempo indeterminado – porém em casos de extrema necessidade entrar em contato com a Secretaria Paroquial para o agendamento;
• As Missas de terças e quintas-feiras, às 07h15min, em nosso Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, estão suspensas por tempo indeterminado.
Além disso, as programações que já estavam suspensas, como os encontros de catequese e formativos seguem suspensos, bem como o Santuário segue as normativas dos órgãos competentes, observando o número reduzido de fiéis nas igrejas e demais orientações que já são de conhecimento de todos.
No documento Padre Maxssuél destaca que os sacerdotes continuarão a dar os suportes necessários. “Manteremos a assistência espiritual às famílias enlutadas, continuamos ministrando o Sacramento da Unção dos Enfermos no Hospital Regional de Araranguá, seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19, e aos demais fies que estiverem em situações que o necessitem e seguiremos com a assistência às famílias mais necessidades no tocante as roupas de inverno e cestas básicas”.
As Missas no Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens continuarão a acontecer nos seguintes dias:
– Quartas-feiras: 07h15min; 12h30min e às 19h30min;
– Sextas-feiras: 15h;
– Sábados: 16h e 19h;
– Domingos: 08h, 10h, 17h e às 19h;
Já nas comunidades que formam a Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, até o dia 31 de agosto, teremos, apenas, as Missas, conforme planejamento pastoral.