O Governo do Estado de Santa Catarina oficializou um avanço estratégico para o sistema penitenciário sul-catarinense nesta sexta-feira (9). Em ato realizado no Centro Multiuso de Araranguá, o governador Jorginho Mello assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras da nova unidade prisional do município. De acordo com informações do Governo do Estado, o investimento total é de R$ 54,44 milhões, com um cronograma de execução previsto para 31 meses.
A iniciativa faz parte de um pacote de ações estruturantes que visam modernizar a segurança pública e ampliar as políticas de ressocialização. “Estamos ampliando o número de vagas no sistema prisional catarinense. Nosso governo pegou uma situação muito precária das unidades, além do déficit de vagas. Esse presídio aqui de Araranguá é um exemplo disso, unidade muito antiga e sem condições de funcionamento. Mas essa realidade já está mudando e vamos trabalhar para garantir que o preso que realmente quer voltar pra sociedade uma nova pessoa, terá a oportunidade com trabalho laboral e a possibilidade de estudar, fazer uma faculdade enquanto cumpre sua pena”, destacou o governador Jorginho Mello.
Expansão e infraestrutura
O novo complexo será erguido no mesmo terreno da estrutura atual e contará com uma área construída de 10.477,60 metros quadrados. A capacidade será ampliada para 686 vagas, um salto significativo em relação às 244 vagas oferecidas hoje. O projeto foi estruturado para garantir maior eficiência operacional e segurança, seguindo as diretrizes mais modernas de gestão prisional.
Assim que a nova estrutura for concluída, o prédio antigo será totalmente demolido. A substituição visa extinguir as limitações físicas que hoje dificultam o controle e o funcionamento da unidade. O projeto também prioriza a reintegração social, prevendo espaços exclusivos para atividades laborais dos detentos.
Para a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, o empreendimento marca uma mudança de patamar na gestão penitenciária. “Essa obra simboliza um novo momento para o sistema prisional de Santa Catarina. Estamos investindo em estruturas modernas, mais seguras e com condições adequadas para o trabalho e a ressocialização, que são fundamentais para a redução da reincidência e para a segurança da sociedade”, afirmou a secretária.
Impacto regional
A modernização em Araranguá integra um esforço estadual para reduzir o déficit de vagas e fortalecer a atuação das forças de segurança. O prefeito de Araranguá, César Cesa, agradeceu o apoio do estado para a concretização do projeto. “Muito obrigado governador, o senhor que tem feito uma grande evolução do nosso estado com obras como essa. Dando oportunidade para os presos que buscam a ressocialização, agora com essa nova estrutura dessa unidade prisional na nossa cidade. Preciso agradecer em especial os investimentos que o Governo do Estado tem realizado aqui em Araranguá e na nossa região Sul”, concluiu o prefeito.












