A Câmara de Vereadores de Araranguá realizou nesta segunda-feira (3) a 55ª sessão ordinária de 2025, a primeira do mês de novembro. A reunião foi marcada por uma extensa pauta que resultou na aprovação de diversos projetos, moções e proposições focadas em infraestrutura, saúde e segurança pública.
Entre os projetos aprovados, estão propostas de denominação de vias públicas:
- O Projeto de Lei nº 100/2025, do vereador Nelson Soares, denomina “Gislaine Suppi” uma rua no bairro Sanga da Toca II.
- O Projeto de Lei nº 117/2025, do vice-presidente Juliandro Jacques, dá o nome de “Nelci Batista dos Santos Martins” a uma avenida no Loteamento Portal dos Açores.
Além disso, foi aprovada a Moção de Reconhecimento nº 051/2025, de autoria do vereador Evandro Conceição, em homenagem à profissional de Educação Física Janiere Cunha.
Foco em segurança e saúde
Os parlamentares aprovaram requerimentos e indicações cruciais para a segurança e saúde. O vereador Márcio Mano solicitou ao Governo do Estado a inclusão de Araranguá no Projeto de Reconhecimento Facial (ProRef), que utiliza câmeras inteligentes para reforçar a segurança.
Já o vereador Samuel Jesuino apresentou um pedido para a contratação de médicos pediatras no Hospital Regional Deputado Affonso Ghizzo e para que o serviço seja disponibilizado na UPA Municipal.
Outras proposições aprovadas incluíram melhorias em bairros, como pavimentações, drenagem pluvial, e a reforma de unidades de ensino. O vereador Carlos da Funerária propôs ainda a criação do Serviço de Orientação e Apoio ao Empreendedor Local (SOAEL), para incentivar o desenvolvimento econômico da cidade.












