Arnaldo Estevam nasceu e viveu na localidade de Cotovelo, situado a dezoito quilômetros ao oeste da cidade de Sombrio. Em uma condição social bastante humilde com problemas de difícil acesso a luz elétrica, distante da cidade, ele começou a escrever seus versos ainda na juventude, as suas obras somente começaram a ganhar espaço depois que veio morar na cidade de Sombrio. Seus textos descrevem os acontecimentos, sem fazer juízo de valores, mas relatando sempre as suas histórias de vida. Os fatos do cotidiano também são contados.
“Cada incentivo me deixa com a mente mais madura
e assim ainda consigo uma nova aventura
eu tenho meus livros e leitores, em Portugal
os Açores lá na casa da cultura”,
recitou um dos seus versos.
“Meu trabalho tem se saído muito bem, já escrevi três livros, vinte anos de caminhada já, me dediquei mais quando me aposentei. Eu tenho meus livros em todos os estados do Brasil, recebo telefonemas de professores de outros estados que se simpatizam dos meus trabalhos” diz, Arnaldo Estevam
“Conto os fatos antigos, para relembrar e mostrar como era o nosso cotidiano”, relatou ele.
Seu primeiro livro “Doutor Barroso”, saiu em 1998 com o tema “Doutor Barroso” logo em seguida, no ano de 1999 lançou “Arnaldo e suas poesias”. Seus trabalhos são bem atuais, ele nos conta que não gosta de colocar datas em seus livros. Em 2001, sua obra “Poesias do real ao imaginário” traz gêneros humorísticos com histórias inventadas pelo autor. Arnaldo Estevam é o mais novo colunista do Jornal Amorim trazendo suas obras em nossas colunas.